O que é?
Essa doença decorre da inflamação dos tendões que passam pelo punho no lado do polegar. Se houver um uso excessivo dessa articulação, poderá ocorrer a inflamação desses tendões, dificultando o movimento do polegar e do punho, principalmente quando for pegar algum objeto ou rodar o punho. Em geral as pessoas que trabalham em escritório arquivando documentos, ou datilografando ou escrevendo a mão, em que há uso constante do polegar em direção ao dedo mínimo são as mais propensas a apresentar essa doença.
Diagnóstico
O paciente irá revelar dor na região do polegar e punho, principalmente se estiver relacionada com profissões acima relacionadas. A manobra de Filkestein é em geral positiva, em que se segura a mão do paciente na parte das costas e leva-se o polegar em direção ao dedo mínimo e faz-se a flexão do punho. O paciente irá apresentar dor na região do punho que poderá se irradiar para o braço.
Tratamento
O tratamento para a doença de Quervain consiste no uso de antiinflamatórios, fisioterapia e repouso da articulação envolvida.
Prevenção
Procure relaxar as mãos durante o trabalho. Alterne o uso do polegar direito com o esquerdo quando for digitar a barra de espaço do computador ou máquina de escrever. Sempre sente-se confortavelmente, com os punhos sempre no mesmo nível das teclas. Procure usar canetas e lápis que sejam bem confortáveis nas mãos, para não forçar o polegar. Se você trabalha com uma atividade que faça movimentos de pinçamento, use luvas de borracha e alterne as mãos.
Cuide-se!
Abraços,
Cuide-se!
Abraços,
Drª. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Olá Luciana.
ResponderExcluirEu tenho a doença de Quervain, e gostaria de saber alguns exercicios que posso fazer para melhorar isso, fortalecer os tendões. Não sinto dores constantes, mas tenho sempre muito cuidado ao usar minha mão esquerda.
Obrigada pela oportunidade.
Grata,
Vânia
Olá Vânia,
ResponderExcluirMuito Obrigada pelo seu contato.
Bem Vânia, Primeiramente gostaria de esclarecer que não é indicado a prática de exercícios sem o acompanhamento de um profissional. Quanto a sua pergunta, os exercícios indicados são os de fortalecimento de punhos e dedos e alongamentos do Membro Superior. Estes podem ser feitos de diversas formas, mas oriento você a procurar um profissional, para que possa verificar quais as suas reais necessidades e elaborar os exercícios que realmente vão lhe beneficiar sem correr o risco de causar lesão.
Abraço,
Drª Luciana Passos
Oi tudo bem comecei a sentir muita dor estava de20 semanas de gestaçao foi constatado a doença de quervaim mas o meu trabalho mexe muito com as mãos ja fiz fisioterapia so depois que ganhei meu filho quer eu podia tomar antiflamatorio mas ainda não estou boa doi muito e preciso voltar a trabalhar bjs abraços
ResponderExcluirOlá Dra. Luciana se puder me indicar alguns exercicios ficaria muito agradecida. Estou com um bebê de 3 meses e teho um pouco de dificuldade para fazer as fisioterapias em consultório. Mas as dores tem me incomodado muito. Muito obrigada. Um grande abraço Patricia
ResponderExcluirOlá D.ra Luciana, eu fui diagnosticado com doença de quervain, tomei cinco dias de diclofenaco de sódio e sete dias com o punho imobilizado, passado os sete dias tirei a tala e voltei a trabalhar, sou carteiro e uso muito as mãos para fazer triagem, sinto muitas dores no punho esquerdo, eu gostaria de saber se tem outro anti inflamatório que faça um efeito melhor, aguardo resposta, muito obrigado. Claudio
ResponderExcluirBoa tarde Cláudio,
ExcluirAnti-inflamatórios são muito úteis na fase aguda do tratamento. Pela sua descrição medicações como esta não teriam grande efeito. Mas consulte seu médico sobre as medicações em uso e procure um fisioterapeuta de sua confiança para iniciar seu tratamento. Existem diversas técnicas fisioterápicas que ajudam no alívio da dor e melhoram a amplitude de movimento e força muscular.
Abraços!!!