Sensação de estar no limite? O rendimento não é mais o mesmo e frequentemente esta abaixo do desejado? O cansaço parece te acompanhar desde a hora que levanta até o momento em que vai deitar?
Se a resposta foi positiva para uma ou mais perguntas você pode estar sofrendo de fadiga crônica. Os sintomas ainda incluem dores de cabeça, dores musculares e na garganta.
A síndrome da fadiga crônica é uma doença caracterizada pela presença de uma fadiga inexplicável, de duração maior que 6 meses, associado a sintomas como cefaléia, inflamação na garganta, dores pelo corpo e nas articulações, perda ou falhas na memória, distúrbios do sono e exaustão durante as 24 horas seguidas após um determinado esforço, promovento grande incapacidade física e desconforto ao paciente. Geralmente associada a enxaqueca (dor de cabeça diária ou quase diária), estudos comprovaram que mais de 65% dos pacientes com queixas de enxaqueca apresentavam a síndrome da fadiga crônica.
Durante a rotina corrida e sem tempo, é comum que algumas pessoas passem a se habituar com os sintomas da doença apesar de todo o sofrimento físico e emocional que ela causa. Durante muito tempo buscam socorro nos analgésicos, já que a dor é o sintoma mais forte da doença, tentando em vão resolver o problema isoladamente.
A síndrome da fadiga crônica é uma doença que interfere na qualidade de vida, afetando tanto o nível familiar como social e profissional. Viver ou trabalhar com a sensação de estar sempre cansado, normalmente leva a depressão, que acaba agravando ainda mais o quadro. A intensidade dos sintomas de fadiga foram correlacionados com a presença de depressão e ansiedade.
Mas existe um tratamento que participa ativamente na solução deste sofrimento:
O Shiatsu.
Além de aliviar dores no corpo, o Shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si. É uma massagem terapêutica que utiliza pontos de acupuntura. Para a medicina oriental, algums órgãos vitais precisam ser tonificados e fortalecidos para que haja energia necessária para a nutrição adequada de outros órgãos que deles dependem.
Na clínica terapêutica do Shiatsu é possível restabelecer o equilíbrio energético dos órgãos internos, concentrando-se em trazer os Sistemas Orgânicos de volta à harmonia, fortalecendo os mecanismos de defesa naturais do paciente e permitindo que o corpo favoreça a cura.
Assim, no Shiatsu, ocorre uma estimulação dos pontos de acupuntura através de pressões manuais com o objetivo de reequilibrar energeticamente o organismo, eliminando dores, equilibrando a respiração, relaxando, acalmando, promovendo a circulação e ativação do sistema imunológico.
Permita-se a cuidar da sua saúde!
Drª. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário