sábado, 16 de fevereiro de 2013

CARREGAR MUITO PESO PODE PREJUDICAR SUA SAÚDE

Você sabia que carregar muito peso pode acrescentar muitos anos em sua saúde? Que uma bolsa pesada demais pode gerar artrite, lesões nos discos intervertebrais e nos joelhos? Sim. Estudos mostram que, metade das mulheres sofrem dor por carregar bolsas muito pesadas e agora os homens também estão entrando nestas estatísticas, de acordo com uma nova pesquisa pelo British Chiropractic Association. Carregar uma mala muito pesada promove uma pressão sobre o corpo e promove um desequilíbrio, gerando estresse sobre a musculatura, má postura entre outros problemas de saúde. Carregar uma carga muito pesada tem um grande impacto sobre a postura e o movimento, embora imperceptível no dia-a-dia, nosso corpo faz adaptações e compensações para suportar essas cargas que lhe são impostas

Complicações cervicais

Ao carregar uma carga, a cervical naturalmente inclina para a direção contrária da carga com a intenção de equilibrar o peso e manter o centro de força. Assim é gerado uma tensão no mesmo lado da carga e uma compressão no lado oposto. Essas forças aplicadas à musculatura muitas vezes afetam o plexo braquial que é um feixe de nervos que passam junto ao pescoço e levam informações para os membros superiores. A tensão gerada pela musculatura pode gerar dor, inflamação, espasmos, parestesia em membros superiores e restrição de movimentos devido ao quadro doloroso.

Complicações dorsolombares

Quando a articulação do ombro é submetida a uma carga, esta gira para trás fazendo o movimento de levantamento repetidamente. Este movimento afeta a musculatura póstero superior das costas, as escápulas e a musculatura eretora da coluna que então fadigam e entram em espasmo. Esses músculos fadigados e espasmódicos não terão biomecânica para sustentar a coluna corretamente e isso irá causar a má postura como costas curvadas e ombros caídos para frente. À longo prazo, essas compensações podem gerar um quadro de artrite dolorosa nas articulações, afetar os discos da coluna causando protusões e hérnias discais, dores ciáticas e também compressões das costelas que podem sofrer faturas por estresse.

Complicações de Membros superiores

O membro (braço) que carrega a carga mantém uma contração isométrica o tempo todo para manter o equilíbrio da carga durante a caminhada. Por ser diferente da biomecânica natural do corpo durante a caminhada o mecanismo de equilíbrio do corpo também precisa ser ajustado durante essa caminhada, isso gera mais esforço para a locomoção. 

Complicações de cintura pélvica e membros inferiores

Carregar uma carga faz com que a biomecânica do movimento da marcha seja alterada, os passos se tornam mais curtos e o balanço da marcha praticamente some. A longo prazo, isso pode causar redução da amplitude de movimento, encurtamentos musculares e muitos outros problemas que geram dor. Quanto maior for a carga, maior será a pressão exercida sobre as articulações dos quadris, joelhos e tornozelos, podendo também gerar degeneração articular e lesão ligamentar. Quando associado ao salto altos problemas ficam ainda mais evidentes e severos.



Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário