Não é só o corpo que precisa de exercícios para ficar com tudo em cima. Os músculos da face, do pescoço e do colo também necessitam de ginástica para continuar com aspecto firme e jovem, mesmo com o passar dos anos. A ginástica facial deixa os contornos do rosto mais definidos, harmônicos, e a pele mais bonita. Para quem está perdendo peso também é indicada, já que deixa menos perceptível a perda de massa magra nessa região. Dedicar 20 minutos por dia já é suficiente para minimizar os sinais do tempo. Com os anos, o rosto perde a forma, ocorre um caimento da face e flacidez da pele. A ginástica facial fortalece a musculatura do rosto (mímica e mastigação) e suaviza rugas e linhas de expressão. Os músculos do rosto aumentam de volume com a ginástica facial e têm uma resposta mais rápida do que no corpo, mostrando diferenças mais suaves. Após o primeiro mês de prática ocorre um levantamento na linha dos lábios, dos olhos, das sobrancelhas e das maçãs do rosto ou bochechas. A ginástica facial relaxa a face, tira a tensão e fortalece a musculatura. Quando o rosto está tenso, flácido, a circulação no local diminui. O exercício aumenta o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, que sustenta a pele. Com o tempo, você fica mais consciente dos movimentos da musculatura e evitará as expressões tensas de cansaço e estresse, como contrair a testa e morder os lábios. O nosso rosto não é simétrico, tem uma assimetria sutil. Com o avanço da idade, essa assimetria se acentua com o processo de flacidez. A tonificação que a ginástica facial proporciona melhora a aparência e diminui as diferenças. Essas diferenças são individuais, de acordo com os biótipos, código genético e tom de pele. O trabalho da ginástica é muscular, mas a pele fica mais oxigenada, mais viçosa. Até o diâmetro dos poros diminui com o tempo. Mas um alerta importante deve ser levado em consideração: a ginástica facial não elimina o excesso de pele, como nas pálpebras, por exemplo, quanto existe muita flacidez no local. Para reverter estes casos, só mesmo com tratamentos cosméticos ou cirurgia plástica. Para quem já fez cirurgias plásticas, a ginástica facial serve como uma manutenção e prevenção caso ocorra nova flacidez.
Ginástica facial para quem está perdendo peso
Um rosto jovem é mais cheio. À medida que envelhecemos, ele murcha. O obeso também perde forma no rosto. Ninguém deve emagrecer sem exercícios para o corpo e para o rosto também, já que é um conjunto. Fica mais harmônico e equilibrado. Quem está perdendo peso e já passou dos 35 anos, nesses os sinais no rosto são ainda mais marcantes, já que a perda de massa magra nessa região é bastante perceptível. Deve-se iniciar a ginástica antes de começar a perder peso. Pessoas que aguardam chegar ao peso ideal para dar início aos exercícios não terão uma resposta tão positiva dos músculos faciais quanto se começasse antes de emagrecer.Nos casos de dieta, o ideal é fazer 40 minutos diários de ginástica (20 minutos duas vezes por dia).
Como são os exercícios para o rosto?
No início, os exercícios são realizados em frente ao espelho para que você consiga acompanhar os movimentos, controlar a intensidade e corrigir o que estiver fazendo de errado. Fazendo 20 minutos por dia (de manhã ou à noite) são suficientes. O ideal é começar pela área do rosto que está precisando mais, que tenha mais flacidez ou rugas. A técnica não associa massagens, apenas os movimentos de expressão do rosto. Os resultados começam a aparecer depois de um mês. Você percebe que acorda com a fisionomia mais jovem, relaxada.
Benefícios da Ginástica Facial
- Bombeia mais sangue;
- Oxigena as fibras musculares;
- Elimina toxinas;
- Queima o ácido lático;
- Aumenta a massa muscular suavemente;
- Suaviza e elimina marcas de expressão;
- Deixa a pele mais iluminada.
IMPORTANTE
Procure sempre um profissional qualificado antes de iniciar a ginástica, já que será necessário avaliar a flacidez da pele, as medidas do rosto, e diferenças individuais, como uma boca mais larga, uma bochecha mais comprida ou mais arredondada. É isso mesmo! Fazer exercícios faciais bem orientados é muito bom para combater a flacidez e recuperar o tônus do rosto e pescoço. Os resultados são uma espécie de preenchimento natural.
Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário