terça-feira, 19 de janeiro de 2016

QUEM PODE FAZER PILATES

Pilates para todos
O método mais comentado do momento gera também algumas dúvidas. Quem pode praticar? Pra qual finalidade é indicado? Fiz  cirurgia, posso? Gestante pode? Quem tem problema na coluna? É coisa de mulher..... enfim. Abaixo você tira essas e outras dúvidas.

O Método Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Ou seja, qualquer pessoa, em qualquer nível de condicionamento físico pode fazer Pilates. O importante é que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios do método. 

Pilates Baby
Para os bebês? Sim!! O método adaptado para que mamães e seus bebês fazer uma atividade que restabelece a saúde do corpo das mamães,  estreita o laço entre a mamãe e o bebê e desenvolve o desenvolvimento motor das crianças. O grande diferencial desta prática é que se mãe precisar parar para amamentar ou por qualquer outro motivo, ela tem a liberdade para fazê-lo. Depois é só voltar à atividade adaptando o bebê ao ambiente.

Pilates Kids
Nos tempos atuais, com a sociedade urbanizada e o envolvimento com a tecnologia, desde a infância somos influenciados a seguir um caminho de distanciamento de nossa corporeidade, isso ausenta as crianças de experiências corporais significativas para o seu desenvolvimento global e para a manutenção da saúde do corpo. O Pilates Kids prepara a criança para as performances futuras, direcionando a criança para movimentos específicos para que a criança possa criar engramas motores mais eficientes e evitando desvios posturais e compensações de movimentos.

Pilates Clássico
Ao criar seu método, Joseph Pilates visava um trabalho de condicionamento muscular esquelético (força, flexibilidade e resistência), estabilidade do centro do corpo (enfatizando a cintura pélvica e escapular), alinhamento corporal e a respiração, atendendo ao público de todas as idades, incluindo os jovens que estão, cada vez mais, suscetíveis aos problemas de coluna. Para quem precisa de atividade física de baixo impacto. alongamento, alívio de dores nas costas, reeducação da postura ou combater o sedentarismo esta é uma ótima opção e pode ser praticado por todas as faixas etárias e condicionamento físico.

Pilates Sênior
O cuidado com a saúde é vital ao ser humano, especialmente, na terceira idade. O Pilates Sênior trás ótimos resultados nos tratamentos coluna vertebral, doenças degenerativas e relacionadas ao envelhecimento que reduzem a funcionalidade física do idoso.

Pilates para gestantes
É possível praticar do método antes, durante e depois da gestação. A prática fortalece e alonga o corpo da gestante, equilibra a cintura e o assoalho pélvico e prepara a mulher para uma gestação tranquila, um parto melhor e um retorno à forma física mais rápido e fácil.

Pilates para Deficientes Físicos
um grande aliado da reabilitação e pós-reabilitação em inúmeros casos de lesões, pós-cirurgias, complicações articulares e genéticas e transtornos neurológicos. O Método é usado como terapia na prevenção, habilitação e reabilitação de crianças, adolescentes e adultos com deficiência física sendo trabalhado principalmente nas crianças com Paralisia Cerebral e mal formações congênitas, além de portadores de doenças neuromusculares e lesões encefálicas adquiridas na infância de forma que o portador de deficiência se sinta inserido na sociedade por fazerem atividades comuns as pessoas sem deficiência.

Pilates para Atletas
Os benefícios do Pilates são cada vez mais conhecidos e diariamente diversas pessoas procuram a modalidade para uma melhor qualidade de vida e saúde, o que tem deixado a prática mais popular. No entanto, há um público específico que vê no Pilates um "suplemento" nos treinamentos que traz uma melhor performance e consequentemente melhores resultados. Atletas de alto rendimento enxergam o Pilates como um forte aliado para as melhores performances, maiores conquistas e muitas medalhas.

Pilates Clínico
Adaptado para ser uma técnica preventiva e de reabilitação. A prática de Pilates também proporciona benefícios nas articulações (em caso de artrose) e previne a osteoporose, protegendo a estrutura óssea e não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto. Quando um indivíduo é acometido por lesões, principalmente, na coluna é tentadora – e parece lógica – a opção pelo repouso total para solucionar uma crise de dor nas costas, por exemplo. Todavia, a ciência comprova que o imobilismo está entre as piores decisões que se pode adotar na presença de dor crônica na coluna vertebral. Os exercícios do Método Pilates têm seus princípios baseados na cinesiologia e na biomecânica, o que proporciona uma execução segura, livre de compensação e restrita ao foco da lesão. Os exercícios de Pilates se aplicam tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na recuperação da musculatura ou da articulação afetada durante a pós-reabilitação. O ambiente e o trabalho oferecidos pela técnica do Pilates facilitam a intervenção baseada nos princípios de assistência, o que permite uma evolução mais rápida ao paciente em reabilitação. Quando associado á técnicas fisioterapêuticas promove uma recuperação ainda mais rápida e eficiente.

Por fim, os benefícios do Pilates atuam na postura, no equilíbrio, na força, na coordenação motora, na flexibilidade, na capacidade respiratória e na circulação do praticante, contribuindo para aumentar a disposição, aliviar dores, principalmente as lombares, melhorar a percepção de movimentos, fortalecer músculos, afastar o estresse e ainda melhorar a autoestima (afetada nesta fase da vida).

Gostou? Faça sua avaliação e saiba mais sobre os benefícios.

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário