domingo, 17 de abril de 2016

A EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NA DOR CERVICAL

Benefícios do Método Pilates para Dor Cervical
A dor que afeta mais de 70% dos indivíduos ao longo da vida, segundo dados epidemiológicos, é a dor cervical. Logo após a lombalgia, a cervicalgia é considerada a causa mais frequente de consultas médicas e afastamento do trabalho, impactando negativamente na qualidade de vida das pessoas.
Diversos fatores contribuem para o surgimento da dor cervical, incluindo alterações na postura e disfunções musculoesqueléticas 
O método Pilates têm sido amplamente utilizado para melhorar condicionamento físico e reabilitação em geral. O método possui a abordagem do repertório tradicional em que é realizada uma sequência de exercícios com número de repetições estabelecido, sem nenhuma modificação e a abordagem moderna que permite que os exercícios sejam adaptados de acordo com a necessidade individual do praticante. Desta forma, ao prescrever um programa de exercícios de Pilates para alunos com dor cervical, é indicado que sejam realizadas as adaptações dos exercícios do repertório através da abordagem moderna, evitando desta forma possíveis efeitos adversos relacionados à prática do Pilates. Sinais clínicos como limitações de movimentos da coluna cervical e torácica superior, dores de cabeça e dor irradiada para membros superiores devem ser levados em consideração ao elaborar o programa de exercícios.
O instrutor pode selecionar os exercícios básicos com maior auxílio das molas, promovendo mais assistência durante a execução dos exercícios, principalmente nos movimentos de flexão da coluna vertebral, onde é fundamental que ocorra uma flexão craniocervical para garantir a estabilidade, uma vez que pacientes com sintomas de dor cervical apresentam um déficit nos músculos que estabilizam este segmento. 
Recentemente, estudos encontraram evidências de que a função respiratória de pacientes com dor cervical crônica é afetada devido à fraqueza respiratória destes indivíduos, sendo assim, a avaliação do padrão respiratório nos pacientes com dor cervical pode contribuir na seleção dos exercícios, especificamente exercícios que enfatizam a mobilidade da coluna vertebral.

Como avaliar se o programa de exercícios de Pilates está sendo efetivo para o seu aluno com dor cervical?

Uma maneira bem simples é utilizar instrumentos de avaliação confiáveis e validados na literatura como, por exemplo, a escala visual analógica (EVA) e o questionário de autorrelato Neck Disability Index (Cook et al., 2006). Estes instrumentos são sensíveis e confiáveis na avaliação do paciente, pois descrevem o impacto da dor cervical nas atividades diárias. A experiência subjetiva do paciente é fundamental para analisar os resultados de uma intervenção. Estas avaliações podem ser realizadas periodicamente e, com certeza irão fornecer dados importantes para auxiliá-lo na progressão dos exercícios. 

Para realizar seus exercícios terapêuticos procure um fisioterapeuta habilitado no Método Pilates e conheça mais sobre o método.

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário