domingo, 15 de maio de 2016

PILATES PARA ATLETAS DE HIPISMO

Os benefícios do Método Pilates para melhora do condicionamento físico e performance está cada vez mais sendo incorporado à rotina de atletas, desde o nível amador até níveis profissionais.
No Hipismo, as regras iguais para ambos os sexos, exigem do atleta um trabalho muscular aprimorado, tanto para homens, como para mulheres. Além de um bom desempenho muscular, o esporte ainda exige força, equilíbrio, coordenação, postura e um bom condicionamento físico, já que o Hipismo, como qualquer outro esporte, exige muita dedicação, treinamento inteligente e equilibrado para o corpo como um todo.
O Pilates vem sendo um grande aliado na melhora do desempenho, na redução dos riscos de lesões decorrentes da prática do esporte e na prevenção das disfunções mais relatadas por cavaleiros e amazonas, tais como: dor lombar, cervical, ombros e fadiga muscular generalizada.
O Método Pilates refina o treinamento do atleta desenvolvendo maior consciência corporal, para que esse tenha conhecimento dos grupos musculares mais solicitados durante a prática do esporte e prepara o corpo para respostas automáticas de qualidade quando os movimentos do esporte exigirem, prevenindo compensações que geram lesões e diminuem a performance do atleta, bem como também melhora a percepção do corpo todo.
O alinhamento postural faz toda a diferença no hipismo, tanto para o cavalo, quanto para o cavaleiro/amazona e pode definir a vitória melhorando ou piorando a performance do atleta, pois contribui para uma melhor distribuição do peso do corpo durante os movimentos com o cavalo, e por isso é tão importante trabalhar a força, o alongamento e a coordenação dos músculos profundos do abdome, estabilizadores do tronco e músculos posturais dinâmicos e estáticos.
O trabalho da flexibilidade, da força, da resistência muscular melhora a capacidade de executar os movimentos, reduz a fadiga, evita lesões e, consequentemente, melhora a performance do atleta.
Durante a execução dos movimentos, o atleta mobiliza constantemente 24 vértebras da coluna para que haja uma melhor absorção dos impactos gerados pelos movimentos do cavalo e por isso o Método Pilates trabalha principalmente o fortalecimento e a mobilidade do tronco, no Pilates chamado de "core" e também melhora a mobilidade pélvica que é importante durante o galope, o trote e os saltos.
Mas o Hipismo não exige somente força, alongamento e flexibilidade. Durante a execução dos exercícios o atleta precisa manter o equilíbrio dinâmico para evitar quedas, manter a respiração e a concentração adequadas para reduzir a fadiga do cavaleiro/ amazona.
E o Método Pilates através de exercícios realizados no solo com ou sem acessórios (MatPilates) e nos equipamentos (Stúdio Pilates) criados especialmente para o método, supre todas as necessidades que o atleta do hipismo necessita para melhorar sua performance, evitar lesões e obter mais sucesso nas competições.

Então.... cavaleiros e amazonas...escolham um bom profissional e conheçam tudo que o Pilates pode oferecer!

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário