
No Hipismo, as regras iguais para ambos os sexos, exigem do atleta um trabalho muscular aprimorado, tanto para homens, como para mulheres. Além de um bom desempenho muscular, o esporte ainda exige força, equilíbrio, coordenação, postura e um bom condicionamento físico, já que o Hipismo, como qualquer outro esporte, exige muita dedicação, treinamento inteligente e equilibrado para o corpo como um todo.
O Pilates vem sendo um grande aliado na melhora do desempenho, na redução dos riscos de lesões decorrentes da prática do esporte e na prevenção das disfunções mais relatadas por cavaleiros e amazonas, tais como: dor lombar, cervical, ombros e fadiga muscular generalizada.
O Método Pilates refina o treinamento do atleta desenvolvendo maior consciência corporal, para que esse tenha conhecimento dos grupos musculares mais solicitados durante a prática do esporte e prepara o corpo para respostas automáticas de qualidade quando os movimentos do esporte exigirem, prevenindo compensações que geram lesões e diminuem a performance do atleta, bem como também melhora a percepção do corpo todo.
O alinhamento postural faz toda a diferença no hipismo, tanto para o cavalo, quanto para o cavaleiro/amazona e pode definir a vitória melhorando ou piorando a performance do atleta, pois contribui para uma melhor distribuição do peso do corpo durante os movimentos com o cavalo, e por isso é tão importante trabalhar a força, o alongamento e a coordenação dos músculos profundos do abdome, estabilizadores do tronco e músculos posturais dinâmicos e estáticos.
O trabalho da flexibilidade, da força, da resistência muscular melhora a capacidade de executar os movimentos, reduz a fadiga, evita lesões e, consequentemente, melhora a performance do atleta.
Durante a execução dos movimentos, o atleta mobiliza constantemente 24 vértebras da coluna para que haja uma melhor absorção dos impactos gerados pelos movimentos do cavalo e por isso o Método Pilates trabalha principalmente o fortalecimento e a mobilidade do tronco, no Pilates chamado de "core" e também melhora a mobilidade pélvica que é importante durante o galope, o trote e os saltos.
Mas o Hipismo não exige somente força, alongamento e flexibilidade. Durante a execução dos exercícios o atleta precisa manter o equilíbrio dinâmico para evitar quedas, manter a respiração e a concentração adequadas para reduzir a fadiga do cavaleiro/ amazona.
E o Método Pilates através de exercícios realizados no solo com ou sem acessórios (MatPilates) e nos equipamentos (Stúdio Pilates) criados especialmente para o método, supre todas as necessidades que o atleta do hipismo necessita para melhorar sua performance, evitar lesões e obter mais sucesso nas competições.
Então.... cavaleiros e amazonas...escolham um bom profissional e conheçam tudo que o Pilates pode oferecer!
Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário