segunda-feira, 10 de maio de 2010

MELHOR QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE.

A saúde e a qualidade de vida na terceira idade tem sido motivo de amplas discussões em todo o mundo. Existe atualmente uma grande preocupação em preservar a saúde e prolongar o bem-estar desta parcela da população, contribuindo para um envelhecimento saudável.
A fisioterapia voltada para cuidar da saúde do idoso é indicada a todos os pacientes que apresentam algum comprometimento que necessita de atendimento de fisioterapia para reabilitar comprometimentos específicos, tais como: os comprometimentos morfológicos, os articulares, os posturais, entre outros. Os objetivos do tratamento são o restabelecimento do equilíbrio corporal; o estímulo ao maior grau possível de independência para realização das atividades da vida diária; o incentivo à reintegração social; reabilitação no pré e pós-operatórios; e o condicionamento cardiorrespiratório.
O envelhecimento é acompanhado por alterações fisiológicas graduais, porém progressivas, e por um aumento na ocorrência de doenças agudas e crônicas. É muito comum ocorrerem distúrbios cardiovasculares, pulmonares, gastrointestinais, hematológicos, músculos-esqueléticos etc, o que resulta em mudanças significativas na vida do idoso e esse quadro de alterações pode resultar em perda de função, portanto necessita de intervenção adequada e em tempo hábil. Desse modo, é primordial a atenção à saúde do idoso, de maneira que englobe medidas preventivas, restauradoras e reabilitadoras.
Através de exercícios resistidos, posturais e de equilíbrio, a fisioterapia devolve ao idoso sua funcionalidade e melhora a qualidade de vida, contribuindo na superação das limitações. Muitos dos déficits que ocorrem com o avanço da idade são reversíveis, e o idoso pode melhorar sua capacidade funcional e autonomia, com a inserção do exercício físico em sua rotina diária.
A fisioterapia, cujo objetivo de estudo é, principalmente, o movimento humano, vem colaborar com o intuito de melhor compreender os fatores que possam acarretar perda ou diminuição da qualidade de vida e bem-estar nos idosos. Dessa forma, a fisioterapia é importantíssima no processo de envelhecimento, podendo contribuir na reabilitação e na conscientização da população idosa, promovendo a saúde integral e colaborando com o envelhecimento bem sucedido.

"Envelhecer é inevitável, mas envelhecer com qualidade de vida e felicidade é opcional,
cuide-se bem!"

Drª. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário