segunda-feira, 10 de maio de 2010

FISIOTERAPIA X OBESIDADE

O aumento da prevalência do sobrepeso e da obesidade nas últimas décadas pode ser explicado teoricamente por três situações ou pela combinação delas:
- A primeira circunstância estabelece que o aumento resulta do fato de que uma grande parte da população está consumindo mais calorias do que as gerações passadas, sem mudanças no gasto diário habitual de energia.
- O segundo panorama sugere que a causa desse aumento pode ser encontrada na diminuição do gasto energético diário, sem alteração da ingestão calórica.
- A terceira circunstância propõe que a ingestão calórica per capita tem realmente declinado quando comparada com as gerações anteriores, mas que o gasto energético diário tem, em média, diminuído em proporção ainda maior.
Ao se combinar essas situações, muitas condições dolorosas da coluna e áreas relacionadas resultam na sobrecarga de estruturas sensíveis à dor, levando este indivíduo a desenvolver má postura, disfunção em tecido mole e articulações, lesão ou processo patológico agudo. Freqüentemente ocorre a combinação desses problemas.
A prevenção de síndromes dolorosas pode ser realizada através da fisioterapia com conscientização precoce da postura e desenvolvimento de programa de exercícios que são equilibrados em termos de força e flexibilidade.

Cuide-se bem e um grande abraço,

Drª. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário