Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 85% da população mundial já sentiu ou sentirá dor nas costas durante algum período da vida. Essa dor pode ser causada por muitos fatores, e o principal deles é a má postura.
Na marcha: O Andar pode apresentar desequilíbrios e gerar desequilíbrios. A forma do andar corretamente deve ser sempre estimulada, para que não estimule desvios posturais. O uso de calçados inadequados também pode provocar alterações posturais.
Parados: Em pé, sentado no sofá vendo TV, deitados na cama lendo um livro, trabalhando na frente do computador ou em uma mesa, posturas viciosas são comuns e devem ser reeducadas.
Em casa: Atividades como passar roupa, lavar louça, varrer a casa ou limpar o jardim, podem sobrecarregar o sistema musculoesquelético quando estas atividades que parecem ser tão simples são feitas associadas a uma postura inadequada.
No trabalho: O trabalho é um dos maiores fatores causais dos desvios posturais, seja ele um trabalho braçal ou simplesmente ficar sentado o dia inteiro. Posturas adotadas mediante cansaço físico e/ou mental podem sobrecarregar estruturas ósseas, musculares e principalmente a coluna cervical e lombar que são as que mais sofrem com a má postura.
Por isso é importante procurar ajuda para melhorar seu posto de trabalho, receber dicas de como executar as tarefas domésticas e como você pode aliviar as tensões do dia - a - dia que também podem causar muitos problemas na postura.
Quando se dá o alerta? Quem esta suscetível?
O que mais preocupa é que a má postura nem sempre é percebida pelo indivíduo. A preocupação com a maneira correta de se posicionar geralmente só aparece quando a dor já está instalada, ou seja, quando a má postura já causou problemas.
E não há uma idade certa para isso ocorrer, podendo estar presente tanto em crianças como em idosos, aliás hoje não é raro encontrar crianças com dores nas costas.
Com o tempo, a postura incorreta, pode gerar compensações no corpo e diminuição de movimentos em amplitudes normais, propiciando o aparecimento de outras patologias.
Entre os problemas causados pela postura incorreta podemos citar, entre tantos, alguns mais freqüentes:
- Escolioses;
- Aumento das curvaturas normais da coluna;
- Lombalgia;
- Cervicalgia;
- Aumento de tensões musculares;
- Hérnia discal;
- Dores de cabeça;
Os desequilíbrios posturais são de fácil observação, O espelho pode acusar alguns desequilíbrios ou anormalidades na postura. Veja com é simples e você pode fazer de forma independente em sua própria casa:
- Cabeça e ombros: Olhando-se de perfil para um espelho, observe se sua orelha encontra-se alinhada com o ombro. Se estiver para frente ou para trás, existe alguma alteração.
- Pescoço: Gire o pescoço para os dois lados e observe se consegue o mesmo movimento para os dois, incline para os dois lados e veja se sente mais dificuldade de algum lado. Alterações podem limitar o movimento.
- Ombros: De frente para o espelho ou encostado na parede, faça 2 marcas acima do ombro, depois observe se estão na mesma altura.
- Quadril: Em pé em frente ao espelho, observe a altura dos quadris. Para ficar mais fácil de observar, palpe os ossos logo abaixo da linha umbilical nas laterais do corpo, um de cada lado. Se houver um mais alto do que o outro pode haver alguma alteração.
- Glúteos: Observe se á um glúteo mais saliente do que o outro.
- Joelhos e tornozelos: Encoste uma perna na outra e veja se os tornozelos e joelhos se encostam um no outro ao mesmo tempo. Outros fatores além da má postura podem interferir nesse, tais como massa corporal.
- Solado: Observe o solado do calçado e veja se há desgaste igual nos dois pés e qual parte esta mais desgastada.
Se alguma dessas dicas apresentarem alterações, pode ser que haja alguma alteração postural, então um especialista deve ser procurado, para que sejam feitos testes e exames.
A quem recorrer? Onde buscar ajuda???
Muitos profissionais estudam intensamente as alterações posturais, entre eles os fisioterapeutas. Estes profissionais estão habilitados para realizar exame postural e, após identificadas, as alterações podem ser tratadas, de modo a corrigir e/ou minimizar os efeitos caso as alterações musculoesqueléticas já tenham se estabelecido de forma irreversível.
O tratamento fisioterapêutico consiste basicamente em exercícios para reeducar a postura, dicas para reeducar as atividade do dia-a-dia. E quando a dor se faz presente, condutas para aliviar o desconforto são adotadas.
Converse com seu médico de confiança e para fazer um exame postural, procure sempre um profissional habilitado.
Sua saúde é seu maior bem!
Cuide-se!!
Cuide-se!!
Abraços,
Drª. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário