A massagem originou-se a milhares de anos. É algo que está presente nas nossas vidas, no nosso dia a dia e que de uma forma geral, todos nós apreciamos. Sejam desportistas, homens, mulheres, sejam velhos, novos ou mesmo bebês, todos apreciam e se beneficiam com uma boa massagem.
A massagem pode ser relaxante, reduzindo ou mesmo fazendo desaparecer a tensão acumulada após um dia de trabalho, ou antes de uma competição onde a tensão é grande. Também pode ser igualmente revigorante e tonificante, estimulando músculos e tendões, preparando o “corpo” para algum esforço. Estes dois tipos de massagem (relaxante e revigorante) podem ser administrados por um massoterapeuta ou fazendo uma auto-massagem através das mãos ou através de aparelhos específicos.
A massagem é a mais pessoal das terapias. Implica uma estreita ligação entre o massoterapeuta e o paciente ou cliente, visto haver um permanente contato físico entre ambos.
A massagem além de técnicas, aplica óleos, cremes e gel, não recorrendo (na maioria dos casos) a fármacos. Boas técnicas são mais importantes do que quaisquer bálsamos ou pomadas antiinflamatórias. Será talvez esta uma das razões pela qual os chineses cerca de 3000 AC, os egípcios, os filósofos e os médicos gregos, já a praticavam e prescreviam esta terapêutica aos seus pacientes.
Na massoterapia, um dos objetivos é o revigorar ou relaxar, não só o corpo como também a mente. A massagem revigorante, promove a renovação celular e ajuda a eliminar toxinas. Por sua vez, a massagem relaxante visa “amolecer” os músculos e articulações tensas, dando ao paciente uma completa sensação de bem-estar.
O nosso organismo, possui terminações nervosas ao longo de todo o corpo. Estas são estimuladas/relaxadas com a massoterapia. A massagem colabora também no aumento da circulação sanguínea, dando á pele, elasticidade e rigidez, retardando assim o aparecimento de rugas. Nos músculos, a massagem melhora a circulação dos nutrientes fundamentais ao sangue que agem com eficácia melhorada.
Presente no tratamento das luxações, entorses e câimbras, promove uma recuperação mais ágil.
Nos desportistas, a massagem deve ser revigorante, antes da competição, treino ou exercício e relaxante após este, distensionando os músculos estressados.
A massagem, dilata os vasos sanguíneos. Assim o fluxo sanguíneo é aumentado fazendo com que a circulação aumente o fluxo de linfa e de oxigênio, reduzindo assim o risco de infecções e de doenças.
A digestão também é beneficiada. São melhorados os processos de assimilação e de eliminação, reduzindo assim, problemas com a constipação e flatulência. Uma massagem regular é potenciadora na melhora da regulação digestiva e também ajuda na minimização dos efeitos da cefaléia.
Na fisioterapia estética a massoterapia tem grande eficácia sendo usada para tratamento de flacidez, suavizar marcas de expressão, assim como, melhorar o aspecto da pele em relação a suavidade e tonacidade.
Ou seja, a massoterapia não apenas ajuda no tratamento de doenças como também é considerada um elixir para saúde da pele, proporcionando beleza e bem estar.
Seu corpo merece este carinho.
Cuide-se
Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário