A acupuntura é o conjunto de conhecimentos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura através de aplicações de agulhas e de moxas, além de outras técnicas.
Os conhecimentos da acupuntura foram transmitidos de geração para geração, as recentes pesquisas demonstram que as velhas fórmulas e princípios da acupuntura não foram ainda superados.
Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, isto é, há aproximadamente 4.500 anos. No entanto, apesar de sua antiguidade, continua evoluindo.
A acupuntura é uma pratica que se tornou popular desde os tempos antigos na China. Sua popularidade se conservou através dos tempos devida à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.
Como você pode se beneficiar com a acupuntura?
A acupuntura é útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxilio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas. A acupuntura apresenta inúmeros benefícios, entre eles podemos citar:
- Praticidade na aplicação: Na acupuntura existem inúmeras possibilidades de aplicação, podendo ser utilizado somente nas mãos, na orelha ou em locais do corpo que apresentam desequilíbrio. A escolha vai depender do terapeuta e do paciente.
- Diminuição do uso de medicamentos: Atualmente o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.
- Simplicidade da instrumentação necessária: A acupuntura utiliza-se de materiais simples, de fácil transporte, sendo ideal para quem tem pouco tempo para ir ao médico, hospital ou SPA. Pode ser usada também em algumas emergências, como o colapso, insolação ou angina, sendo sua utilidade mais evidente para aqueles momentos e locais onde não há facilidade médica.
- Segurança no tratamento: A acupuntura é uma pratica extremamente segura, apresentando poucas restrições e contraindicações.
- Complementa as lacunas da medicina moderna: Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo, doenças como as espondiloses, as periarterites degenerativas, as colagenoses, e outras auto-imunes. Em muitas destas doenças, a acupuntura, isoladamente ou associada a fármacos, obtém melhores resultados.
Conheça algumas doenças onde a acupuntura mostra-se muito eficaz e apresenta excelentes resultados:
- Tratamento da dor: Enxaquecas, dor cervical, dorsalgia, tensão pré-menstrual, dor ciática, tendinites, gastrites, entre muitas outras.
- Tratamento da osteoporose, lesões nos joelhos, lesões em musculaturas diversas, lesões ósseas.
- Tratamento de doenças psíquicas como ansiedade, distúrbios do sono, irritação, etc...
- Tratamento de doenças relacionadas as funções básicas como constipação, diarréia, febre, alergias, deficiência de órgãos como o rim, pancreas, vesícula biliar, coração, fígado.
Como é uma sessão de acupuntura? Como funciona o tratamento?
Para realizar esse tratamento, o terapeuta insere agulhas finíssimas, em pontos específicos da pele do paciente, chamados pontos de acupuntura, provocando um estímulo destinado a corrigir os distúrbios energéticos sofridos pelo organismo doente. Para a acupuntura, o corpo humano é um sistema energético, formado por linhas de força, ou canais de energia, por onde circulam a sua energia vital, que tem a importante função de suprir todas as atividades orgânicas e manter o organismo vivo e funcionando. Em um organismo sadio, essa energia vital se mantém equilibrada e afinada, ativando os sistemas de sobrevivência intrínsecos para que o organismo possa continuar o seu trabalho natural de auto-cura. Quando esse equilíbrio é rompido por algum fator determinante de doença, inicia-se o processo de adoecimento. Conforme a desarmonia energética vai se instalando, a saúde é deteriorada, a capacidade de defesa vai desaparecendo, o poder de auto-cura vai enfraquecendo e diferentes patologias vão surgindo e se desenvolvendo. O tratamento acupuntural realiza um caminho de volta nesse processo de adoecimento, restabelecendo a harmonia perdida e devolvendo a saúde ao paciente.
Qual a duração do tratamento e ritmo das sessões? O tratamento causa dor?
A duração do tratamento depende da doença e do estado de resistência do organismo. As crianças e adultos jovens respondem melhor e mais rápido do que os idosos. Doenças recentes geralmente desaparecem com poucas sessões, de uma a cinco. À medida que aumenta a antiguidade da doença, aumenta a duração do tratamento. Mas há patologias crônicas que reagem inesperadamente de modo bem rápido e eficiente. acordo com uma regra chinesa deve-se praticar séries de oito a doze sessões. Cada série contará de mais ou de menos conforme a natureza da patologia. É freqüente acontecer curas com apenas uma série de tratamento. O ritmo das sessões depende da gravidade dos sintomas e da doença. Fora de alguns casos extremos com dores insuportáveis, as afecções dolorosas agudas podem ser tratadas com uma a duas sessões semanais. As afecções crônicas podem ser tratadas com uma sessão semanal.
Esse tratamento não é doloroso como uma aplicação de uma injeção. A dor é muito sutil, pois é tolerada até mesmo por crianças sem nenhum problema.
Sua saúde merece este cuidado,
Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário