segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Benefícios da fibra na dieta

Médicos e nutricionistas não cansam de dizer que as fibras fazem muito bem ao organismo. Entre seus benefícios, o mais conhecido é a melhora do funcionamento intestinal. Quando o sistema digestivo falha ou "trava" causando constipação ou diarréia, as consequências logo aparecem na pele, na disposição, na imunidade e até no funcionamento de outros órgãos. Pesquisas mostram que o intestino produz 80% das nossas defesas imunológicas.
Pesquisas mostram que os brasileiros andam ingerindo menos fibras do que deveriam. Com base no que percebem em seus consultórios, nutricionistas afirmam que o consumo de fibras esta abaixo da faixa recomendada que é de 21 a 28 gramas, para mulheres e de 30 a 38 gramas para homens. Dados do IBGE confirmam que de 60% a 85% da população brasileira come menos do que 20 gramas de fibra por dia. A explicação para isso, é que o aumento dos alimentos refinados vem substituindo os integrais, as frutas e as verduras no nosso prato. O resultado é uma verdadeira epidemia de obesidade, prisão de ventre e outros problemas que poderiam ser evitados com um cardápio recheado de carnes magras, frutas, legumes, cereais integrais e muito líquido. A água é fundamental para que as fibras façam seu trabalho no organismo.
Os alimentos campeões em fibras são: laranja, maçã, pêra, espinafre, rúcula, agrião, feijão, lentilha  e grão de bico. O farelo de aveia e granola são os campeões da ala dos cereais.

Sua saúde começa na boca, cuide-se!

Drª. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário