domingo, 10 de fevereiro de 2013

NOSSO CORPO SOB A REGÊNCIA DOS NERVOS CRANIANOS


Nosso corpo sob a regência dos nervos cranianos
O crânio abriga 12 pares de nervos. Estes saem do crânio sob a superfície do cérebro e se estendem a várias partes da cabeça, pescoço, tórax e abdômen. Os nervos cranianos compreende três tipos de nervos: nervos motores que enviam um sinal de impulso de um músculo, nervos sensoriais que transmitem sensações do corpo de volta para o cérebro e os nervos autônomos; tanto com motor e componentes sensoriais que monitoram e controlam as funções viscerais como salivação , a frequência cardíaca e o movimento intestinal. Os nervos cranianos são numerados de um a 12 e são referidos pelo nome do seu ou número.


O nervo olfativo: O nervo olfativo é um nervo sensorial que recebe e transmite o sentido do olfato do nariz e dos seios de volta para o cérebro. Ele está localizado sob os lobos frontais do cérebro e perfura o crânio, a placa cribiforme.

O nervo óptico: O nervo óptico é um nervo sensorial responsável pela visão. Ele transmite sinais da retina no olho de volta para o córtex visual nos lobos posteriores do cérebro que atravessa o crânio através do canal óptico.

O nervo oculomotor: O nervo oculomotor atravessa o crânio através da fissura orbital superior e é tanto motor quanto autonômico. A porção do motor transmite sinais a partir do cérebro, que resultam em movimentos do olho. A parte autonômica controla constrição e dilatação da pupila e impede a pálpebra superior de cair.

O nervo troclear: O nervo troclear é um nervo motor que envia sinais para o cérebro fazendo com que o olho se mova nas direções para baixo e para dentro. O nervo troclear também atravessa o crânio através da fissura orbital superior.

O nervo trigêmeo: O nervo trigêmeo é o maior dos 12 pares de nervos cranianos e é tanto motor quanto sensorial. A porção motora do nervo trigeminal é responsável pelo movimento do maxilar e da mastigação, enquanto que a parte sensorial proporciona a sensação de toque na face, bem como sobre a superfície do olho. Há três principais ramos do nervo trigêmeo - o ramo oftálmico, o ramo maxilar e o mandibular, e cada um atravessa o crânio em locais diferentes.

O nervo abducente: O nervo abducente é um nervo motor, que é responsável pelo movimento dos olhos lateral ou para o exterior. Ele atravessa o crânio através da fissura orbital superior.

O nervo facial: O nervo facial atravessa o crânio pelo canal auditivo interno e tem os três componentes:  nervoso, sensorial, motor e autonômico. A porção do motor é responsável pelos movimentos faciais e de expressão, assim como alguns músculos profundos no pescoço. A parte sensorial é responsável pelo registro de gosto no dois terços anteriores da língua. Os autonômicos controlam a lacrimação dos olhos, bem como a salivação.

O nervo auditivo: O nervo auditivo é também conhecido como o nervo vestibular e tem ambas as características de nervo sensorial e autonômico. A parte coclear é sensorial e compõem a inervação do ouvido interno e é responsável pela audição. A porção vestibular é autônoma e inerva a porção do ouvido interno responsável pela sensação de equilíbrio. O nervo auditivo também sai do crânio através do canal auditivo interno.

O nervo glossofaríngeo: A saída crânio do nervo glossofaríngeo se dá através do forame jugular e é responsável por características motoras, nervosas, sensoriais e autonômicas. A parte motora inerva músculos do pescoço responsáveis pela deglutição e fala. A parte sensorial transmite gosto e toque do um terço posterior da língua, bem como a sensação de uma porção do ouvido. Os autonômicos controlam a dilatação de uma porção da artéria carótida no pescoço e, assim, tem uma influência sobre a pressão sanguínea.

O nervo vago: A saída do nervo vago do crânio se dá pelo forame jugular. Este nervo tem função motora, nervosa, sensorial e autonômica. A porção motora inerva músculos da garganta que ajudam na deglutição e fala. O nervo vago fornece informações sensoriais do pescoço e é responsável pelo reflexo de vômito. A parcela autônoma estende nervos para regiões da aorta no peito que monitora a pressão arterial e para os nervos no abdômen que monitora e controla a função intestinal.

O nervo acessório espinhal: É um nervo motor que inerva e faz com que o movimento do músculo esternocleidomastóideo no pescoço e músculo trapézio na parte superior das costas, resultem na elevação dos ombros. Também sai do crânio através do forame jugular.

O nervo hipoglosso: Este é um nervo motor que inerva os músculos da língua responsáveis pelo movimento da mesma. Ele atravessa o crânio pelo canal do hipoglosso.

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário