quinta-feira, 6 de junho de 2013

GINÁSTICA LABORAL

Ginástica laboral é a prática de atividade física durante a jornada de trabalho, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, objetivando dentre outras coisas manutenção e melhora da saúde física do colaborador.
Ginástica laboral é a prática de atividade física durante a jornada de trabalho, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, objetivando dentre outras coisas manutenção e melhora da saúde física do colaborador. Tem como função relaxar e alongar determinados músculos muito exigidos durante a jornada de trabalho, prevenindo assim problemas posturais e lesões que, além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para a empresa. Esta Ginástica é de curta duração, por isso não leva o colaborador ao cansaço e nem representa prejuízos a empresa. A Ginástica Laboral contribui para a prevenção e recuperação "doenças do trabalho" (LER e DORT) promovendo o bem estar e melhorando as relações interpessoais.

A ginástica laboral pode ser classificada pelas seguintes formas: preparatória, compensatória, de relaxamento e corretiva:

Ginástica laboral preparatória

Realizada no início da jornada de trabalho, ela ativa fisiologicamente o organismo, prepara para o trabalho físico e melhora o nível de concentração e disposição, elevando a temperatura do corpo, oxigenando os tecidos e aumentando a freqüência cardíaca. Tem a duração aproximada de 10 a 12 minutos. Inclui exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular.

Ginástica laboral compensatória

Com duração de 5 a 10 minutos durante a jornada de trabalho, sua principal finalidade é compensar todo e qualquer tipo de tensão muscular adquirido pelo uso excessivo ou inadequado das estruturas musculoligamentares. Tem o objetivo de melhorar a circulação com a retirada de resíduos metabólicos, modificar a postura no trabalho e evitar vícios posturais, reabastecer os depósitos de glicogênio e prevenir a fadiga muscular. São sugeridos movimentos simétricos de alongamento e flexibilidade, respiratórios e posturais dentro do próprio setor ou ambiante de trabalho.

Ginástica laboral de relaxamento

Realizada no final da jornada de trabalho durante 10 ou 12 minutos, tem como objetivo a redução do estresse, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, com conseqüente melhora da função social. São realizadas auto-massagens, exercícios respiratórios, exercícios de alongamento e flexibilidade e meditação.

Ginástica laboral corretiva

A finalidade da Ginástica Laboral Corretiva é estabelecer o antagonismo muscular, utilizando exercícios que visam fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados, destinando-se ao indivíduo portador de deficiência morfológica, não patológica, sendo aplicada a um grupo reduzido de pessoas. Entretanto, a Ginástica Laboral Corretiva visa combater e, principalmente, atenuar as conseqüências decorrentes de aspectos ecológicos ergonômicos inadequados ao ambiente de trabalho.

Todo programa de Ginástica Laboral dever ser desenvolvido após avaliação criteriosa de todos fatores do ambiente de trabalho, e individual dos trabalhadores. Por essa razão não existe um modelo de aplicação universal. Geralmente constam do Programa atividades de aquecimento (antes do início do trabalho), exercícios de alongamento (para equilibrar os músculos que ficam em posturas contraídas), relaxamento muscular (que, na realidade, atua no cérebro, para descontrair tensões emocionais), e micropausas (parar de realizar a atividade laborativa, em pequenas frações de tempo, durante a jornada de trabalho). Essas atividades evitam a fadiga crônica, os acidentes e as doenças. As atividades físicas laborais devem ser aplicadas todos os dias da semana, para que apresente resultados positivos. 

Benefícios para a empresa

Redução de custos com faltas e licenciados por doença ocupacional.
Redução dos acidentes de trabalho.
Prevenção de LER e DORT.
Redução de custos com planos de saúde.
Melhora do ânimo no trabalho.
Aumento da produtividade.
Enriquecimento da imagem da empresa perante os clientes, os colaboradores e a sociedade.

Outra atribuição feita à Ginástica Laboral, além dos efeitos físicos, é relacionada ao aspecto psíquico e social, justificado por favorecer a descontração, estimular o autoconhecimento e auto-estima, proporcionar uma possível melhora no relacionamento interpessoal do homem com o meio que o cerca. Portanto, além das atribuições de benefícios fisiológicos à Ginástica Laboral, existe a defesa também de ganhos relativos à satisfação de quem a executa no ambiente de trabalho.

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário