ENGRAVIDEI.... E AGORA?
Quando uma mulher descobre que está grávida, o mundo ao seu redor se transforma e tudo começa a girar em torno da sua saúde e do bebê. Mas apesar desta ser uma fase da vida tão linda e esperada, muitas gestantes sentem dificuldade em escolher as melhores opções para se cuidarem. E, dentre estas, a atividade física mais adequada para o momento.
Nessa hora, alguns médicos indicam, entre outros métodos, o Pilates, por ser completo. Muitos dos exercícios do Pilates podem beneficiar a futura mãe ajudando a manter uma boa postura, aliviando algumas dores habituais e proporcionando mais consciência sobre as mudanças que seu corpo está passando durante toda esta fase da vida. O Método permite à ela seguir uma atividade física segura e eficaz, desde o primeiro mês da gestação, adaptando os exercícios às suas necessidades; respeitando cada etapa da gravidez e as mudanças de energia que se produzem dia a dia; e, também, realizando um treinamento físico com o objetivo de prepará-la para o parto.
OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA A POSTURA DA GESTANTE
A prática do Método ajuda a mulher grávida a tomar mais consciência das mudanças de postura e a trabalhá-la para compensar as mudanças que sofre a pélvis, a coluna e os ombros; assim como ajuda a amenizar o desconforto e as dores durante a gestação.
Caso a gestante escolha uma atividade física que não seja o Pilates, é importante que esta não tenha muito impacto e nem excesso de trabalho e de flexibilidade, porque durante a gestação o hormônio relaxina dilata e separa os ossos da pélvis – esta é a forma que o corpo alarga e dá um maior espaço interior para o bebê, facilitando a passagem deste pelo canal uterino durante o parto – e a maior ou a menor separação desses ossos depende do exercício físico e da força dos abdominais.
Já se a escolha da grávida for praticar Pilates, pode-se evitar que os músculos abdominais se separem muito, desenvolvendo uma maior estabilidade do corpo, da coluna vertebral, da pélvis e do abdômen, ficando o trabalho do Método centrado no estímulo do músculo transverso. O trabalho individual com os aparelhos tem uma alternância de posições do corpo que permite tranquilidade e segurança às gestantes.
E DEPOIS QUE O BEBÊ NASCE? A NOVA MAMÃE TAMBÉM SOFRE COM A FALTA DE TEMPO. COMO RESOLVER?

A proposta do Baby Pilates é ajudar as mães a recuperarem a boa forma física, auto estima, estimular o vinculo amoroso com o bebê, e o mais importante, o bebê ter contato com a prática de exercícios físicos já na primeira infância. Os benefícios dessa modalidade são:
- A estimulação do vínculo entre a mãe e o bebê
- A melhora da postura
- Estimula a flexibilidade natural
- Recuperação dos músculos do assoalho pélvico e abdominais
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular
- Retorno mais rápido a forma física
- Promove o desenvolvimento psicomotor
- Estimula a interação com o bebê
- Proporciona bem-estar e relaxamento
A maioria dos exercícios são realizados em dupla, em que a mãe utiliza o bebê como sobrecarga para fortalecer todos os grupamentos musculares, e a criança participa com estímulos próprios para sua idade e a aula se torna divertida, uma grande brincadeira.
O diferencial da aula é que se a mãe precisar parar para amamentar ou por outro motivo, ela poderá fazer isso sem problema algum e depois retornar adaptando aos poucos seu bebê nesse novo ambiente. A aula de Baby Pilates dura em média uma hora, termina com massagem baseada na Shantala e os exercícios clássicos são feitos em dupla e o melhor: as aulas são uma delicia de serem feitas, o bebê e a mamãe ficam relaxados e juntos podem desfrutar de um momento de lazer.
Venha ter essa experiência de bem estar, saúde e muita diversão juntamente com seu bebê!
Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário