domingo, 20 de março de 2016

FISIOTERAPIA PODE REDUZIR OS CUSTOS COM TRATAMENTOS ORTOPÉDICOS?

Tratamentos de Fisioterapia Ortopedica
Para exemplificar essa importância a comunidade científica tem publicado cada vez mais estudos que evidenciam essas afirmações.
O periódico Lancet publicou em uma pesquisa realizada em 188 países que a maior causa de afastamento do trabalho e convívio social é a dor lombar. No Brasil, além da dor lombar identificou-se também causas como depressão, ansiedade, diabetes e outras disfunções ortopédicas.
Revisões científicas demonstram a eficácia diagnóstica do fisioterapeuta reduz os custos do tratamento e a utilização de medicamentos, exames de imagem e tempo de espera por atendimento.
Em 1999 um estudo no Reino Unido observou que o disgnóstico fisioterapêutico reduziu os custos hospitalares iniciais e obteve satisfação dos pacientes atendidos. No serviço militar americano, onde existem serviços especializados no atendimento de queixas ortopédicas desde 1971, um estudo realizado em 2005 observou que a triagem realizada por fisioterapeutas melhora a qualidade dos serviços, gera economia de gastos, permite agilidade e rapidez nos atendimentos e melhor aproveitamento dos recursos humanos nos serviços de saúde. E em 2007 um estudo escocês avaliou o impacto econômico dos tratamentos de saúde e demonstrou que os tratamentos de fisioterapia reduziram os custos em 25% . Economia atribuída à redução de tratamentos medicamentosos e cirurgias. Em 2012, nos EUA, uma análise de custos realizada em pacientes com dor lombar aguda, comparando o acesso imediato à fisioterapia em relação à espera e posterior avaliação pelo fisioterapeuta. A fisioterapia imediata reduziu a quantidade de exames de imagens solicitados, de consultas médicas, de injeções e cirurgias e de medicamentos opioides. A economia média foi de USD 2.736 por paciente que teve acesso à fisioterapia imediata para o tratamento da dor lombar aguda, indicando claramente a importância do acesso imediato ao tratamento nesses casos. Outro estudo americano realizado em 2013, avaliou a eficácia e eficiência de serviço musculoesquelético militar. Quando os pacientes foram avaliados inicialmente por fisioterapeutas a taxa de retorno ao trabalho foi 50% superior, o uso de medicações no tratamento foi 3,5 vezes menor e a requisição de exames de imagem foi 7 vezes menor. E em 2015 outro estudo avaliou casos de dor lombar aguda e o impacto econômico de duas abordagens: acesso direto à fisioterapia ou a realização inicial de exames de imagem para guiar o tratamento subsequentemente. A abordagem inicial por exames de imagem elevou o custo médio do tratamento em USD 4.700 por paciente em relação à fisioterapia imediata.
Em relação à satisfação, um estudo australiano em 2009 observou que a triagem para tratamento da dor lombar realizada por fisioterapeutas em uma instituição pública, teve maior satisfação não apenas dos pacientes, mas também dos médicos da instituição e reduziu o tempo de espera para inicio dos tratamentos de 26 para 9 semanas.

Converse com seu médico e seu fisioterapeuta. 

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário