domingo, 20 de março de 2016

PILATES AUXILIA NO CONTROLE E TRATAMENTO DO DIABETES

Pilates ajuda no controle e tratamento do Diabetes Mellitus
Segundo a Associação Brasileira de Diabetes, o Brasil possui, atualmente, mais de 12 milhões de diabéticos.
A diabetes é uma desordem metabólica que causa hiperglicemia, que é a elevação das taxas de açúcar no sangue, e que deve ser controlada. Sabe-se que a hiperglicemia crônica através dos anos está associada a lesões da microcirculação, lesando e prejudicando o funcionamento de vários órgãos como os rins, os olhos, os nervos e o coração. Os pacientes que conseguem manter um bom controle da glicemia têm uma importante redução no risco de desenvolver tais complicações como já ficou demonstrado em vários estudos científicos.
A prática constante da atividade física trata e previne o diabetes e outras doenças degenerativas, controla o peso reduzindo o nível de açúcar no sangue e consequentemente melhorando o quadro físico do diabético. Independentemente do tipo de diabetes apresentado, todo indivíduo portador deve realizar uma avaliação médica, física, postural e nutricional para que possa aderir a um programa adequado e diferenciado de exercícios físicos com duração, intensidade e modalidade específica. Neste programa não podem faltar aquecimento e alongamentos, pois diabéticos apresentam uma maior tendência ao enrijecimento articular e a perda da sua flexibilidade normal.
O Pilates é indicado em casos como esses por ser uma forma de condicionamento físico e reabilitação capaz de proporcionar bem-estar e equilíbrio entre o corpo e a mente, o que ajuda a baixar o nível de estresse, uma vez que os altos níveis dos hormônios provenientes da tensão aumentam o nível de açúcar no sangue. Além disso, a prática também melhora a circulação arterial, prevenindo problemas cardíacos, melhorando a função intestinal, a circulação nos membros inferiores, eleva o bom colesterol, mantém os ossos fortes, aumenta a energia e ajuda a manter a estabilidade emocional. Com ganho de massa e alongamento muscular, ocorre uma melhora da absorção da glicose pelos músculos e a diminuição da hiperglicemia. Além do aumento da massa magra que auxilia no controle do peso, ponto importante para a qualidade de vida do diabético.
O Pilates também tem sido utilizado como meio preventivo nos casos onde há predisposição para diabetes, como pessoas obesas ou com pressão alta, por exemplo. 
A atividade, quando complementada por uma dieta adequada assegura uma melhora significativa na qualidade de vida do diabético. Isso porque seguindo as orientações ele terá uma melhor utilização da glicose pelos músculos alongados, uma vez que a doença afeta tendões, circulação e a sensibilidade.

Consulte seu médico e seu fisioterapeuta e viva melhor!

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário