quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PILATES COMPLETA O TREINAMENTO DOS ATLETAS

Treinamento funcional com PilatesPra quem acha que o método é apenas alongamento para velhinhos, gestantes e lesionados... tenho uma notícia:
O Método Pilates está presente nos treinamentos de atletas de alto rendimento, como os atletas do Clube Atlético Mineiro, que fazem bonito nos treinos.
Comprovadamente eficaz no condicionamento e na melhora da performance dos atletas, o método visa reestruturar o corpo e melhorar a consciência dos movimentos.
A prevenção de lesões é um dos benefícios mais importantes nesse grupo de atletas, já que lesões são frequentes em atletas de alto rendimento. No Pilates, os atletas encontram um desgaste muscular menor, o que aumenta a potência e a resistência, reduzindo assim, movimentos compensatórios responsáveis pelas lesões.
Ainda o método oferece o benefícios da eficiência na recuperação de traumas, evita o aparecimento de dores lombares crônicas já que melhora a mecânica dos músculos abdominais, lombares e pélvicos e também previne lesões comuns nas regiões distais dos membros inferiores como lesões de ligamentos e estiramentos musculares nos tornozelos e joelhos, muito comum em esportistas.
Todas as modalidades esportivas (balé, basquete, surfe, futebol, natação, ciclismo, vôlei e muitas outras) podem se beneficiar com o método, já que esse pode ser direcionado para modalidades específicas, possibilitando também um treinamento mais funcional.
Além dos benefícios já citados, através do treinamento com o método Pilates, o praticante desenvolve movimentos mais eficientes e seguros para sua pratica esportiva e também para o dia a dia, corrige desequilíbrios musculares, aumenta sua capacidade respiratória, fortalece os músculos do centro do corpo que sustentam princialmente a coluna vertebral, muito solicitados em todos os nossos movimentos, principalmente durante as praticas esportivas, melhoram a postura, a coordenação, o equilíbrio, a flexibilidade e a força muscular do corpo todo.
A prática também oferece benefícios que vão além da parte física, ela também melhora o foco e a capacidade de concentração e autocontrole, além de ajudar a reduzir o estresse. Um bom treino esportivo é aquele que une força, controle, consciência e prevenção! Sempre com a supervisão de um profissional qualificado.

Experimente!

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário