domingo, 1 de outubro de 2023

BANDAGEM FUNCIONAL E ARTROSE NAS MÃOS


A artrose nas mãos é uma doença degenerativa que pode provocar dor, rigidez e inflamação nas articulações das mãos. Os sintomas são variáveis, podendo ser leves, moderados ou graves, quando muito avançados podem afetar a força e funcionalidade das mãos prejudicando a capacidade de realizar tarefas cotidianas, como escrever, comer, abotoar botões ou carregar pacotes e até mesmo segurar-se em superfícies. 

A bandagem funcional é uma técnica de fisioterapia que usa faixas elásticas para alinhar, estabilizar e proteger as articulações. A bandagem é aplicada de forma a alinhar as articulações e reduzir a carga sobre elas, o que pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a função.

A bandagem funcional pode ser usada para tratar a artrose nas mãos de várias formas:

✅Alinhamento: A bandagem funcional tem a capacidade de alinhar as articulações e reduzir a carga, ajudando a reduzir a pressão sobre elas, podendo aliviar a dor e a inflamação.

✅Fortalecer os músculos: Assim Como em qualquer outra parte do corpo as mãos também possuem músculos que precisam ser fortes e flexíveis para uma melhor função. A bandagem pode ser aplicada de forma que estimula mecanicamente a função muscular, ajudando a fortalecer os músculos das mãos, e melhorando a sua função.

✅Proteger as articulações: A bandagem pode ser usada para proteger as articulações das mãos de lesões causadas pelo movimento disfuncional das atividades diárias pois estimula os músculos a trabalharem em melhor sincronia. 

A bandagem funcional pode ser um coadjuvante eficaz no tratamento da artrose, aliviando a dor, melhorando a função e prevenindo lesões.

Os principais benefícios da bandagem funcional para artrose nas mãos incluem:

✅Alívio da dor

✅Melhora da função: A bandagem pode ajudar a melhorar a função das mãos, o que pode facilitar o desempenho de tarefas cotidianas.

✅Prevenção de lesões: A bandagem pode ajudar a proteger as articulações de lesões.

A bandagem funcional é geralmente feita de material elástico e é aplicada por um profissional habilitado que através de uma avaliação física e funcional, irá avaliar a condição da articulação do paciente e escolher o tipo de bandagem mais adequado.


Gostou deste conteúdo? Então compartilhe essa informação com mais pessoas! 


#bandagemfuncional #bandagemelastica #artrose #fisioterapia #tratamento #aliviodador

Nenhum comentário:

Postar um comentário