domingo, 28 de agosto de 2022

FISIOTERAPIA PREVENTIVA


A fisioterapia preventiva é uma abordagem que tem por objetivo a prevenção do surgimento de doenças e problemas com o corpo. Muito conhecida e utilizada empresas, atletas e idosos por ser facilmente adaptada para qualquer realidade das pessoas e suas capacidades funcionais, pois sua função principal é proporcionar uma vida com mais qualidade e saúde.

Não apenas previne possíveis lesões e doenças musculares. Ela também melhora o funcionamento dos órgãos, sendo muito eficiente no auxílio ao combate de diversas patologias, como:

  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Osteoporose;
  • Bursite;
  • Tendinite;
  • Hérnia de disco e demais problemas na coluna;
  • Artrose;
  • Depressão e ansiedade;
  • Fadiga muscular;
  • Doenças cardiovasculares e respiratórias;
  • Reumatismos.

Apesar de prevenir o surgimento de anomalias, a fisioterapia preventiva também pode ser um alicerce para quem sofre com algumas enfermidades, especialmente cardíacas e respiratórias. Isso acontece porque o tratamento melhora o sistema circulatório e as funções pulmonares, fazendo com que a pessoa consiga se encaixar nas funções do dia a dia, além de reduzir as necessidades hospitalares em casos de exacerbação do problema.

Pode ser utilizada para complementar atividades físicas proporcionando melhor performance ao treinamento em todos os tipos de esportes através de exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamentos da musculatura e exercícios respiratórios.

Empresas também se beneficiam pois tem na fisioterapia preventiva uma poderosa ferramenta para minimizar e reduzir os riscos de acidentes de trabalho. A ginástica laboral é hoje o programa mais conhecido pelas empresas que contratam esse serviços com o objetivo de oferecer saúde e bem estar aos seus funcionários evitando assim afastamentos por doença ocupacional, reduzindo o estresse e a fadiga.

Os atletas tem na fisioterapia preventiva um grande aliado na melhora do gesto esportivo, na prevenção de lesões decorrentes dos treinos e pratica diária de exercícios e consequentemente o aprimoramento da performance esportiva em treinos e competições.

Já os idosos beneficiam-se muito da fisioterapia preventiva com a melhora expressiva da funcionalidade. Através dos exercícios da fisioterapia preventiva é possível evitar e retardar o aparecimento de  doenças inerentes ao envelhecimento e preservar a função motora e cognitiva do individuo. Também é possível reduzir o índice de quedas e acidentes domésticos, muito comuns entre a população idosa.

As atividades são personalizadas de acordo com as necessidades de cada paciente, porém devem trazer conforto enquanto trabalha todas as funções corporais.

A fisioterapia preventiva é uma forma de combater e evitar situações desagradáveis que tendem a desmotivar e causar prejuízos à sua saúde. Por isso, sempre que for possível procure um fisioterapeuta e faça uma consulta.


Viva com mais saúde e bem estar!

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário