Além de proporcionar a melhora da forma física, o método Pilates pode ser usado clinicamente para tratar disfunções da coluna vertebral que afetam pessoas de todas as idades e já são apontadas por pesquisas como um dos principais problemas da sociedade moderna. Os exercícios podem ser indicados para corrigir desvios posturais como escoliose, hipercifose e hiperlordose e doenças como hérnia de disco e instabilidades vertebrais. O método também previne problemas decorrentes de posturas e hábitos diários incorretos na hora de sentar, dirigir e até andar.
Uma das principais causas de dores nas costas é a fraqueza da musculatura profunda da coluna a qual é responsável pela estabilização das vértebras. Considerando essa debilidade os exercícios de Pilates promovem o fortalecimento dessa musculatura, reduzindo as sobrecargas nas estruturas da coluna como disco intervertebral, ligamentos, vasos e articulações. Por isso, diferente de muitos outros métodos terapêuticos, o Pilates pode tratar dores da coluna de forma definitiva.
Os exercícios indicados são os desenvolvidos no solo (Mat Pilates), nos equipamentos (Studio Pilates) e com o uso de acessórios como, rolo, círculo e faixa elástica. O tempo de tratamento depende da disfunção da coluna e do tempo que o paciente terá para se dedicar as aulas de Pilates. O tratamento deverá ter uma frequência mínima de duas a três vezes por semana. Após o tratamento o paciente pode continuar a prática dos exercícios para condicionamento físico e melhora da qualidade de vida.
Mas fique atento: a prática de Pilates para a reabilitação ou condicionamento físico deve ser feita com profissionais especializados para que o tratamento seja eficaz. Não se aceitam mais tratamentos ou técnicas empíricas sem evidências práticas e comprovação científica.
Cuide da saúde do seu corpo!
Drª. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário