sábado, 22 de janeiro de 2011

MEL CONTRA BACTÉRIAS RESISTENTES

o Mel é um grande aliado na manutenção da saúdeAs recentes e alarmantes notícias sobre as super bactérias não pegaram de surpresa os que acompanham as notícias de saúde. Afinal, o uso indiscriminado de antibióticos é um fato, assim como a maior adaptação das bactérias a eles. Mas uma novidade é bem vinda: Cientistas de uma universidade do Amsterdã não apenas comprovaram a ação antibacteriana do mel como mostraram que ele pode neutralizar bactérias resistentes a antibióticos como Staphylococcus aureus  e E. Coli.
Os pesquisadores também deram um passo além na busca de novas formas de prevenir e tratar infecções ao descobrir qual é a substância do mel que tem essa ação. Batizada com o sugestivo nome de Defensis - I, trata-se de uma proteína presente no organismo das abelhas e por elas acrescentadas ao mel.
É importante encontrar produtos naturais que desativam as bactérias, pois esses produtos não têm a toxidade dos medicamentos e podem ser utilizados em quantidades maiores.
O uso popular do mel para tratar sintomas como dor de garganta mostra sua grande eficácia. Porém o mel "in natura"não oferece garantia de controle das infecções.
Além da questão da qualidade do mel, não sabemos ainda qual a quantidade da substância ativa ingerida pode ter a concentração suficiente para agir contra as bactérias. Mas as pesquisas afirmam que já foi possível isolar a substância, o que pode levar ao desenvolvimento de produtos eficazes para cura e prevenção de infecções.
O mel é um nutriente de alto valor energético, que pode ajudar o sistema imunológico, mas seu uso contra infecções ainda precisa ser muito estudado. Segundo cientistas alguns estudos mostraram a eficácia do produto no tratamento de infecções de pele, mas ainda não pode-se confirmar seu uso medicinal. Apesar de sua ação ter sido esclarecida, estudiosos do assunto ainda não se arriscam em confirmar a ação antibacteriana da substância Defensis I presente no mel, mas defendem sua importância nas pesquisas científicas no tratamento de infecções por bactérias resistentes a antibióticos.

Vamos lá então, levando uma vida mais saudável e doce!

Drª. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário