domingo, 8 de abril de 2012

TENSÃO CERVICAL OU DORES NO PESCOÇO E NUCA - 5 EXERCÍCIOS QUE ALIVIAM E PREVINEM ESSE INCÔMODO

Com as preocupações diárias, estresse, má postura e tanta correria aparecem as dores. Uma das dores mais comuns no final do dia é a tensão cervical, uma dor no pescoço e nuca que dão a sensação de peso, aperto e cansaço no final do dia causando indisposição. Um dia difícil é denunciado pelo aparecimento de dores e tensões nos músculos cervicais. Esta é uma área muito sensível e pouco movimentada durante o dia-a-dia.
A principal musculatura do pescoço são os músculos esternocleidomastóideo e o trapézio. Eles possuem a função de movimentar e manter a cabeça na posição vertical, e essa posição é mantida estática durante quase o dia todo.
A postura viciosa mais adotada é com certeza a de ficar na frente do computador por muitas horas, com movimentos cervicais mínimos e má posição da coluna quando sentado. Isso leva tensão para a região cervical pois é onde estão os principais músculos que sustentam a cabeça. Emoções também elevam as tensões cervicais, sentimentos de preocupação, desânimo, ansiedade, raiva geram tensões e estas são transferidas para a região cervical.

Para evitar dores na região cervical e aliviá-las faça alongamentos diários várias vezes ao dia. Siga alguns exercícios que ajudam e são muito simples de realizar.

1- Sentado em uma cadeira, mantenha pescoço, ombros e tronco retos. Vire a cabeça lentamente para a esquerda e depois para a direita. Repita várias vezes para cada lado até que sinta o pescoço mais leve.
2- Sentado em uma cadeira, segure-se nas bordas do assento e flexione o pescoço lateralmente como se quisesse encostar sua orelha no ombro (vá somente até onde não sentir dor). Tome cuidado para não elevar o ombro, assim sentirá o efeito máximo do alongamento.
3- Sente-se confortavelmente e leve sua cabeça para a frente como se quisesse encostar seu queixo no peito e depois para trás até que seu queixo aponte para o teto, mantenha cada posição por 10 segundos e retorne.
4- Sente-se em uma posição reta, coloque seu braço direito atrás das costas e com a mão esquerda lentamente puxe a cabeça em direção ao ombro esquerdo. Mantenha o alongamento por 30 segundos e retorne lentamente. Repita com o outro lado (cuide para não alongar em excesso. vá somente até onde não sentir dor). 
5- Sente-se mantendo a coluna ereta com as mãos entrelaçadas atrás das costas. Abaixe o ombro esquerdo e dobre o pescoço para a direita até sentir alongar. Mantenha por 30 segundos e retorne lentamente. Faça isso também do outro lado.

E o mais importante: Não faça o exercício se estiver em dúvida, procure um fisioterapeuta para orientar-lhe em relação aos exercícios que ficar com dúvidas. Não force além do necessário, cada exercícios deve ser feito em torno de 3 repetições para cada movimento e não deve provocar dor. O alongamento deve ser relaxante e não um sofrimento.

Abraços!

Drª Luciana Passos
Fisioterapeuta








Nenhum comentário:

Postar um comentário