Origem do Pilates
O Método Pilates de treinamento físico foi desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates (1880-1967), no início do século passado mas somente a partir dos anos 90 é que o método ficou mais conhecido. Misturando técnicas orientais, que destacam o alongamento, a concentração e o autoconhecimento, com técnicas ocidentais que enfatizam o fortalecimento dos músculos, apresenta uma variada série de exercícios físicos que buscam a harmonia entre o corpo e a mente para fortalecer a musculatura, ganhar flexibilidade e melhorar postura, produzindo músculos fortes, alongados, bem definidos, sem exercícios pesados. As aulas do autêntico método Pilates geralmente são individuais ou com no máximo duas pessoas, para que o instrutor possa auxiliar nos exercícios de consciência corporal, pois o método prevê que ninguém faça movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando. Praticável por qualquer indivíduo, do atleta ao sedentário, do idoso ao adolescente, por grávidas, por pessoas saudáveis ou pessoas em reabilitação física o método é indicado para os casos de lombalgias, LER, dores ciáticas, pós-traumatismos, desvios posturais e outras patologias de desequilíbrios neuromusculares, especialmente recomendado para a terceira idade e como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.
O Centro de Força de Pilates (Powerhouse)
A base do Método Pilates está no conceito do que Joseph Pilates denominou de “Centro de Força” do corpo humano o "Powerhouse", que é compreendido pelos músculos abdominais, paravertebrais inferiores (lombares) e os glúteos. Esses músculos são os responsáveis pelo equilíbrio estático e dinâmico do corpo humano; uma vez fortalecidos, permitem a perfeita harmonia dos movimentos do corpo, assim como previnem uma série de distúrbios ortopédicos. O reforço da musculatura abdominal e dos demais músculos que compõem o Powerhouse, permite estabilizar a coluna lombar com um alinhamento biomecânico que é essencial para a vida diária e atividades esportivas.
Fisioterapia e Pilates
Como o fisioterapeuta tem o objetivo de reabilitar a função de indivíduos portadores de um quadro patológico e restabelecer a função perdida decorrente deste quadro, o método pilates, juntamente com o tratamento fisioterápico tem como objetivo minimizar as alterações posturais, por meio do aumento da flexibilidade e do fortalecimento globalizado. Os exercícios envolvem contrações isotônicas (concêntrica e excêntricas) e principalmente isométricas em conjunto com a contração de músculos abdominais, glúteos associados com a respiração.
Princípios básicos do Pilates
Fluidez Leveza e harmonia nos movimentos, não podendo ser feito rápido, mantendo a concentração do Centro de Força, o controle e a respiração. |
Controle A sintonia entre a mente e o corpo permite movimentos perfeitos e livres de compensações. |
Respiração Importante durante toda a realização do movimento. |
Precisão Concentração a cada movimento evita a execução de forma inadequada aumentando o valor do movimento |
O que você encontra em cada aula?
- Exercícios suaves e eficazes;
- Poucas repetições de cada movimento, porém qualidade de movimento garantido;
- Grande repertório de exercícios;
- Aulas únicas, evitando monotonia;
- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
- Resultados rápidos e duradouros;
- Construção de uma postura correta e natural;
- Não há desgaste físico.
Benefícios do Método Pilates
- Fortalece, alonga, modela e dá flexibilidade para o corpo;
- Desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação;
- Corrige e melhora a postura corporal;
- Aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular;
- Melhora o condicionamento físico e mental;
- Aumenta o tônus muscular sem sobrecargas;
- Maior mobilidade nas articulações;
- Promove relaxamento.
O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. As aulas são personalizadas para cada pessoa e, além disso, conta com o atendimento individual. Para isso, procure um profissional.
Ainda quer saber mais? Contate: lucianadospassos@yahoo.com.br ou agende sua avaliação: (51) 3085-5046.
Abraços!!!
Drª Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário