
A técnica da bandagem é feita com a utilização de fitas adesivas aplicadas sobre a pele cujo principal objetivo é a estabilização articular, promovida pela resistência mecânica da fita. Sua aplicação nos esportes originou-se nos EUA com a finalidade de prevenir lesões, reabilitar e reduzir o tempo de recuperação dos atletas no meio esportivo. Hoje continua sendo amplamente empregada na prevenção e recuperação de lesões esportivas devido a rápida recuperação da lesão causada pelo exercício intenso.
A técnica de bandagem é um recurso muito importante, já que proporciona efeito imediato na estabilização articular e alívio da dor. Tem fácil e rápida aplicação, utiliza material específico para a bandagem e existe uma seqüência para a sua aplicação. Para lesões de tecidos moles, pode-se usar fitas de material elástico e para se fazer uma proteção articular, utiliza-se material rígido.
A Bandagem funcional é na verdade um conjunto de fitas com finalidades de aplicação distintas. A disposição, colocação e tensão destas fitas serão de acordo com o objetivo e a anatomia do segmento a ser tratado. A eficácia da Bandagem depende da técnica de aplicação, do tipo de material, do tempo de utilização e do tipo de prática esportiva ou esforço repetitivo.
Seus efeitos terapêuticos são a limitação do movimento articular, posicionamento das estruturas em encurtamento, correção de posturas patológicas, alivio de tensões mecânicas, redução do quadro doloroso, melhora na funcionalidade.
As maiores vantagens da Bandagem Funcional são: Sustentação e apoio às áreas de estresses excessivos e/ou repetidos, estabilização articular em áreas que apresentem histórico de lesões, compressão moderada e controle de edemas e correção de desvios.
As bandagens são indicadas para distensões ligamentares, entorses articulares, frouxidão da cápsula articular, pequenas fissuras ósseas, lesões musculares, como distensões e contusões.
Procure seu fisioterapeuta para saber a indicação e aplicação da técnica.
Abraços!
Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário