sexta-feira, 28 de novembro de 2014

EXERCÍCIOS E TRATAMENTOS CERTOS PARA DEVOLVER A SILHUETA APÓS O PARTO

O primeiro passo é a prevenção. Exercícios de Pilates especialmente voltados para as necessidades antes, durante e depois da gestação, drenagens linfáticas para evitar os edemas e excesso de peso, acompanhamento nutricional e tratamentos estéticos ajudam a manter o corpo depois da gestação.Todos sabemos que a gestação trás inúmeras mudanças ao corpo da mulher. Entre muitas queixas a maior e mais frequente é em relação ao abdome e ao períneo. 
Com o nascimento do bebê, além da mãe se dedicar totalmente a um novo estilo de vida, é preciso que a mulher não se esqueça de si mesma, ou seja, este período pós-parto é o momento em que ocorre o processo de recuperação da silhueta.
O abdome muitas vezes distende e não retorna ao seu estado normal, deixando flacidez, celulite, gordura localizada e estrias após a gestação. 
Já o períneo, por sua vez, assombra as mulheres com flacidez, aumento exagerado do canal vaginal, incontinência urinária e perda da libido sexual.
Bom, muitas dessas queixas chegam ao consultório, mulheres relatam com certa vergonha e pouca esperança de resolver o problema e muitas vezes desistem de cuidar do corpo por sentirem-se impotentes diante dos problemas.
Mas essa realidade esta mudando com passos largos e grandes proporções, os resultados tem sido cada vez mais impressionantes e satisfatórios e cada vez mais mulheres estão descobrindo que é fácil manter o corpo e retornar a sua forma física após a gestação com a prevenção desses problemas e a promoção de mais saúde e vitalidade para as novas mamães.
O primeiro passo é a prevenção. Exercícios de Pilates especialmente voltados para as necessidades antes, durante e depois da gestação, drenagens linfáticas para evitar os edemas e excesso de peso, acompanhamento nutricional e tratamentos estéticos ajudam a manter o corpo depois da gestação.
Desde os primeiros meses é possível iniciar os exercícios de Pilates específicos a cada fase da gestação, sempre acompanhados por profissionais habilitados para essa modalidade. A drenagem linfática não tem contraindicação na gestação, ao contrário, deve ser incentivada do inicio ao final da gravidez. Já os tratamentos estéticos devem ser avaliados pelo profissional quais são indicados em cada fase da gestação, mas não estão totalmente contraindicados. Após o parto eles são grandes aliados principalmente na recuperação da pele.


O bebê nasceu e seu corpo não é mais o mesmo.

Uma barriguinha sempre fica, mesmo que você tenha engordado apenas o considerado saudável, durante o período gestacional. Essa gordura, que geralmente vem associada à flacidez, tem uma importante função na gravidez: proteger o bebê. Ao contrário do inchaço, ela não desaparece sozinha. É preciso fazer dieta e malhar para eliminar os excessos e, mesmo assim, na maioria das vezes, ainda precisamos recorrer aos tratamentos estéticos.

Muito peso, parto normal e muito esforço deixaram o períneo fraco, flácido ou alargado. E agora?

Se a mamãe fez a prevenção, provavelmente a perda da função do períneo é bem pequena. Mas se não houve a prevenção os estragos podem ser grandes. Mesmo assim todas as mamães podem iniciar os exercícios para o períneo entre 15-20 dias após o parto, independentemente se foi parto normal ou cesárea. Os exercícios fortalecem a musculatura em volta da vagina e ajudam aos órgãos a voltar ao normal.


Quando começar os tratamentos corporais?

O tratamento pode ser iniciado no dia seguinte após o parto. A drenagem linfática por exemplo, pode ser realizada na própria maternidade. A técnica vai direcionar o excesso de líquido, toxinas e ativar o sistema imunológico. Desta maneira o excesso é facilmente eliminado pelo organismo muitas vezes, pela urina. Desinchando-a rapidamente e diminuindo esse incomodo inicial.

Quais tratamentos podem ser feitos após o parto?

A combinação de exercícios, reeducação alimentar, tratamentos estéticos e amamentação pode eliminar todos os quilos adquiridos durante a gestação e ajudam a mulher na recuperação de sua autoestima e do contorno corporal muitas vezes ficando até melhor do que antes da gestação.
  • Emagrecimento: Os tratamentos dermato-funcionais corporais focam gordura localizada, celulite, flacidez, estrias e retenção de liquidos, porém, é importante lembrar que eles não emagrecem. Emagrecer é direito das mãezinhas que mantêm uma dieta equilibrada e praticam exercícios regulares após a gestação.
  • Amamentação: Pra quem não sabe, amamentar é o melhor tratamento para a nova mamãe, fazer isso a cada três horas leva a um gasto médio de 500 calorias ao dia sem falar que libera oxitocina, um hormônio que, entre outras importantes tarefas, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal conseqüentemente a barriguinha também.
  • Exercícios:  O Pilates Funcional Pós Parto é uma atividade que trabalha mais com a respiração e não sobrecarrega as mamães, mas trabalha os músculos de forma isométrica, que é uma contração sem movimento. Assim é possível começar muito mais cedo os exercícios sem colocar a saúde em risco e ir intensificando de acordo com a recuperação do corpo. Quem fez exercícios durante a gestação, pode manter um ritmo mais acelerado do que as mamães sedentárias, mas toda e qualquer atividade física deve ser monitorada por profissionais habilitados no assunto.
  • Tratamentos estéticos: Tratamentos corporais para celulite, gordura localizada, estrias e flacidez podem ser realizados de acordo com a necessidade e condição de cada mulher.
    • Cicatriz: Nos casos de cesárea a cicatriz também merece uma atenção especial que pode ser iniciada após a retirada dos pontos, evitando assimetrias e irregularidades de relevo. O tratamento envolve terapia manual e recursos eletroterápicos como radiofrequência e ultrassom.
    • Flacidez: Para trabalhar a flacidez da pele, um recurso insubstituível se chama radiofrequência. O aumento da temperatura desencadeia um reflexo de defesa no organismo que estimula a contração imediata do colágeno e, após 28-30 dias, estimula a formação de um novo colágeno. As sessões corporais são indicadas de 1-2x por semana e dependem de cada cliente. Já para flacidez muscular, a corrente russa é o melhor método, podemos introduzi-lo na rotina semanal, age contraindo o músculo de forma isométrica, diminuindo a diástase (afastamento do músculo abdominal que acontece após a gestação), tonificando e definindo a musculatura sem prejudicar a cicatriz (no caso do parto cesariano).
    • Gordura Localizada e celulite: Nesses casos, nada melhor do que a tríade Manthus (Terapia com uso de exclusivo cabeçote tripolar que combina correntes estéreo-dinâmicas – eletrolipoforese – com ultrassom), a Massagem Modeladora, que modifica as massas adiposas, redistribuindo-as, e auxilia na eliminação de toxinas e no aumento do metabolismo local) e a endermolgia, que ajuda a desprender e liquefazer os fluídos, estimula a drenagem linfática, auxilia na liberação de toxinas e mobiliza as fibroses de tecido conjuntivo responsável pelo aspecto de “casca de laranja”.
Todos os resultados vão depender do quanto a mulher engordou durante o período gestacional. O abdome costuma retornar a normalidade entre 6 meses a 1 ano após o parto, com a associação da reeducação alimentar, exercícios e tratamentos estéticos esse período pode ser reduzido em até 60%.
No entanto, antes de qualquer tratamento estético, uma avaliação detalhada deve ser feita e deve ter o conhecimento do seu médico. Dessa forma, direcionamos a escolha de recursos específicos para o período de amamentação, proporcionando sempre os melhores resultados que podem ser demonstrados, por meio de fotos e medidas sem interferir na saúde e bem estar do bebê e da mamãe.
Uma observação muito importante é a intensidade dos exercícios durante a amamentação, exercícios musculares muito fortes ou muito frequentes podem desencadear a produção de ácido láctico, o que pode interferir no gosto do leite. Por isso é muito importante procurar o acompanhamento de profissionais experientes no acompanhamento de gestantes e novas mamães.

Permita-se viver o melhor da vida com toda a plenitude que você merece!


Agende sua avaliação!

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta










Nenhum comentário:

Postar um comentário