domingo, 8 de março de 2015

IDOSOS - POR QUE PRATICAR PILATES?

Muitos benefícios podem ser citados quando falamos em Pilates para 3ª idade, um dos principais é a melhora da auto-estima, pois uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos e movimentos que até então não se julgava capaz, sente-se confiante e realizado como pessoa.Acha que não tem mais idade de praticar Pilates? Saiba que o inventor do método Joseph Pilates praticava Pilates muito bem em seus 80 anos, executava exercícios complexos e difíceis de um treino avançado do seu próprio método chamado inicialmente de Contrologia.
Estudos científicos comprovaram a eficácia do método em pessoas idosas. A revista médica "Spine", publicou um estudo que acompanhou um grupo de 34 participantes com mais de 60 anos durante 10 semanas e comprovou que a postura dos participantes melhorou substancialmente.
A medida que envelhecemos é importante manter os músculos do core fortes a fim de evitar dores nas costas e, os exercícios de Pilates, tem como princípios básicos o fortalecimento e o alongamento de forma equilibrada dos músculos que compõem o core como os músculos abdominais, glúteos e estabilizadores vertebrais, promovendo o equilíbrio postural e sensação de bem estar geral.

Os benefícios

Muitos benefícios podem ser citados quando falamos em Pilates para 3ª idade, um dos principais é a melhora da auto-estima, pois uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos e movimentos que até então não se julgava capaz, sente-se confiante e realizado como pessoa.
Alguns ganhos podem ser enumerados em relação ao idoso ou quem tem algum problema de saúde que causa limitações físicas.:

  • Alívio do estresse, da fadiga e de dores musculares, principalmente lombares.
  • Aumento da flexibilidade através de uma musculatura mais alongada
  • Maior consciência corporal através do controle muscular que, melhora a postura, a percepção dos movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora reduzindo o risco de quedas e acidentes.
  • Mais força, através do fortalecimento, tonificação e definição da musculatura.
  • Melhora da capacidade respiratória, redução nos riscos de doenças respiratórias e obstruções da via aérea que podem causar roncos e dificuldades para dormir.
  • Melhora da circulação reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares como  AVC e Infartos.
  • Melhora na saúde das articulações, reduzindo sintomas de hérnias discais, artroses, artrites, bursites e tendinites.
Ou seja, praticar Pilates não é mérito só de pessoas mais jovens, idosos também podem e devem praticar Pilates. O método oferece atendimento personalizado para as necessidades dos mais idosos, realizando um trabalho corporal direcionado à quem tem limitações físicas causadas pela idade.

Decida viver a 3ª idade com saúde e vitalidade, pratique Pilates



Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates






Nenhum comentário:

Postar um comentário