terça-feira, 21 de abril de 2015

PILATES: MODISMO OU UM NOVO ESTILO DE VIDA?

O método que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e que apresenta resultados impressionantes, está tomando conta do Brasil.


Há alguns anos atrás o nome Pilates não representaria nada, caso você escutasse. Mas este método de condicionamento físico e mental e de reabilitação foi se difundindo de tal forma que é fácil achar um Stúdio em qualquer canto da cidade.
O Método Pilates começou a ser desenvolvido em 1914 quando seu criador Hubertus Joseph Pilates foi preso durante a primeira guerra mundial e começou a desenvolver os exercícios do seu método que chamou de Contrologia, seu método começou a ser reconhecido em 1918 quando uma epidemia de gripe matou milhares de pessoas mas não afetou aqueles que praticavam os exercícios de Joseph Pilates. 
Em 1923 quando mudou-se para Nova York, Joseph criou seu primeiro estúdio nas proximidades da Broodway que chamou a atenção de diversos artistas como bailarinos e atores o que influenciou e disseminou seu método entre os famosos.
Pilates elaborou equipamentos específicos a partir de móveis disponíveis nas enfermarias da prisão onde se encontrava como macas, camas de molas, cadeiras de rodas, estrados e barras e seus equipamentos hoje se assemelham a esses móveis. Nestes equipamentos adaptados, Pilates criou um sistema de exercícios para equilibrar e fortalecer músculos e articulações.
Focalizado na melhora da flexibilidade, força e em princípios  como centralização, respiração, alongamento longitudinal e concentração, o Pilates trabalha o corpo de forma integral, melhorando a organização do tronco, o alinhamento corporal e facilitando a mobilidade articular. 
Os movimentos do Pilates devem ser fluentes, executados sem pressa e com muito controle, evitando o estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício e isso ajuda na melhora da postura global do indivíduo em pouco tempo. Todos os exercícios são realizados com o máximo de concentração e precisão para garantir a fluidez dos movimentos.
Com a intenção de tornar os músculos resistentes, flexíveis e saudáveis, Pilates foca seus exercícios no sentido de fortalecer os músculos fracos, alongar os músculos encurtados e aumentar a mobilidade articular.
Diferentemente dos métodos convencionais das academias, os exercícios do Pilates não devem ser executados de forma mecânica e com muitas repetições. Ao invés disso prioriza-se a atenção e a eficiência do movimento, exigindo do praticante um controle adequado do seu corpo com o mínimo de repetições. Com a necessidade de concentração que liga a mente ao corpo o praticante adquire uma consciência maior do próprio corpo, das suas funções musculares e de como controlá-las adequadamente.

Benefícios


Os benefícios ressaltados pelos seus praticantes são vários:

  • Promove a harmonia e o equilíbrio muscular.
  • Aumenta o tônus e a flexibilidade.
  • Propicia maior resistência, condicionamento e energia do corpo.
  • Por ser uma atividade individual ou em pequenos grupos, sempre supervisionado por um instrutor, a aula pode ser direcionada para as necessidades individuais de cada aluno, o que diferencia o Pilates de outros métodos massivos.
  • Outro fator favorável é que seus exercícios especiais podem ser feitos por qualquer pessoa, desde o super treinado ao sedentário, das criança aos idosos, das gestantes aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares. Podendo assim ser recomendado como condicionamento, reabilitação ou prevenção de lesões para todos os indivíduos.
Pode até parecer modismo, mas a verdade é que o método tem conquistado cada vez mais adeptos que se dizem apaixonados por ele e tecem muitos elogios como: 
  • Melhora da circulação que ajuda na drenagem linfática do corpo todo, proporcionando a eliminação dos inchaços.
  • Melhora do condicionamento físico geral.
  • Aumento dos níveis de consciência, concentração e coordenação motora, entre outros. 
Os benefícios do método são tantos que não é à toa o sucesso que vem fazendo entre os mais diversos públicos. Esses benefícios ajudam a prevenir e reduzir os riscos de novas lesões em idosos, gestantes e atletas, proporciona a redução de dores crônicas e apresenta resultados surpreendentes em pacientes com fibromialgia e indivíduos com disfunções da coluna vertebral. Os benefícios para a coluna vertebral podem ser sentidos em poucas aulas, pois o método fortalece, alonga e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral desde a região cervical até a região lombar, alinhando e descomprimindo tensões, ajudando a aliviar pinçamentos e compressões dos discos e isso promove uma melhor circulação no local e alívio da dor de forma duradoura.

Se você ainda não conhece o método, venha nos visitar e conheça um novo estilo de vida: O de viver bem!

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário