sábado, 24 de outubro de 2015

PILATES NA GESTAÇÃO: PRÉ E PÓS PARTO

O período gestacional gera muitas transformações no corpo da mulher, mudanças hormonais e aumento de peso podem gerar muitos problemas:O período gestacional gera muitas transformações no corpo da mulher, mudanças hormonais e aumento de peso podem gerar muitos problemas:

  • Mudanças hormonais

    • Deixam os ligamentos mais elásticos e com maior mobilidade e frouxidão ligamentar. 
    • Aumentam o surgimento de celulite, gordura localizada e estrias

  • Aumento de peso

    • Ocasionam dores nos quadris, joelhos, tornozelos e principalmente na coluna.

  • Mudanças no assoalho pélvico

    • Podem ocorrer disfunções como contratura do assoalho pélvico, lassidão muscular, incontinência urinária.
A mudança nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos são muito importantes para quem quer engravidar, pois essas boas práticas ajudarão no parto, na amamentação, na redução das dores, do cansaço e também ajuda o corpo a retornar a sua normalidade com maior facilidade depois do parto.

Exercícios antes e após a gestação faz muito bem, pois ajuda a eliminar o estresse, deixando a mulher emocionalmente bem consigo mesma, com um maior autoconhecimento.

Benefícios do método Pilates

Exercícios antes e após a gestação faz muito bem, pois ajuda a eliminar o estresse, deixando a mulher emocionalmente bem consigo mesma, com um maior autoconhecimento.
O Pilates durante a gestação traz inúmeros benefícios. O método possui diversos exercícios que trabalharão várias regiões do corpo, trazendo mais flexibilidade, melhorando a postura e evitando assim possíveis dores na coluna. A movimentação das pernas ajudará a aliviar dores, inchaços e melhorará a circulação. Os exercícios facilitarão a hora do trabalho de parto, assim como a recuperação do pós-parto. A prática de Pilates também aumentará o equilíbrio, que previne queda das futuras mamães.
No período da gestação é muito importante ter consciência corporal, pois ela ajudará a gestante a conhecer melhor as mudanças do corpo e a passar por esse período da gravidez de maneira mais saudável e sem dores.
No Pilates os exercícios são leves e suaves, proporcionam uma maior vitalidade ao corpo. O foco principal está na qualidade do exercício, não tanto na quantidade. Seus movimentos são de baixo impacto e protegem as articulações, prevenindo doenças ortopédicas e reumatologias.
O Pilates deve ser feito também após o parto, um período em que as mulheres ainda se sentem muito sensíveis. Ajuda no emagrecimento, na boa forma e age contra possível depressão.
O Pilates ainda atua na recuperação do assoalho pélvico (região onde estão localizados os órgãos do sistema reprodutor). O método ajuda a promover uma rápida recuperação do corpo, que já não é mais como era antes da gestação.O Pilates feito em grupo, por exemplo, vai estabelecer um convívio com outras pessoas, além de proporcionar um tempo só para você.

Aproveite e venha conhecer o método Pilates para Gestantes e mamãe bebê. Agende sua avaliação.

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário