sábado, 21 de novembro de 2015

O EFEITO DO MÉTODO PILATES NO GANHO DA FLEXIBILIDADE

Vamos falar mais uma vez do Método Pilates e seus benefícios para a saúde. Atualmente as atividades físicas se tornaram um dos pilares de manutenção da saúde nas sociedades modernas. Neste sentido destacamos o Método Pilates, um método de exercícios desenvolvido originalmente por Joseph Pilates com finalidades terapêuticas e atualmente sendo praticado com finalidades de condicionamento físico, reabilitação, pré e pós operatório, gestantes, idosos, crianças…
Percebe-se que está havendo uma procura muito grande pelo Método Pilates, que se mostra presente em várias academias, centros esportivos e clínicos que cuidam da saúde. O método é exposto como exercício físico, lembrando que a diferença de atividade física e exercício físico é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um incremento do gasto energético, e o exercício físico é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter a flexibilidade, sendo assim ministrados também por profissionais de condicionamento físico.
Os benefícios desta modalidade se mostram muito bem documentados, e dentre esses inúmeros benefícios se encontra o aumento da flexibilidade que destaca-se por sua correlação com a prevenção de lesões osteomioarticulares.
Para o desenvolvimento da flexibilidade é necessário que os exercícios realizados atinjam a máxima amplitude de movimento. No Método Pilates observa-se que os exercícios são realizados dentro de uma máxima amplitude confortável, especulando-se portanto que o Método Pilates poderá desenvolver a flexibilidade em seus praticantes.
A maioria dos exercícios tem como resistência a mola, outros exercícios tem como resistência o peso corporal.
Após estudar cientificamente um grupo de praticante de Pilates, cientistas concluíram que o método é capaz de promover um ganho significativo da flexibilidade dos indivíduos estudados após 32 sessões de prática. Uma das principais explicações para os resultados é que o Método Pilates segue a metodologia de um trabalho dinâmico de flexibilidade e um aumento da estabilidade articular com a manutenção do treinamento.

Pratique Pilates e tenha mais saúde! Agende sua avaliação!

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário