quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

OS 9 BENEFÍCIOS DO PILATES LABORAL PARA EMPRESAS E FUNCIONÁRIOS

Benefícios laborais
O trabalho ininterrupto gera diversas consequências físicas e psicológicas ao empregado. A exigência constante por produtividade faz com que o funcionário se empenhe em ser um bom profissional, se esquecendo de cuidar da saúde física e mental.
Para manter um bom ambiente de trabalho e reduzir o número de afastamentos por problemas de saúde, as empresas têm proporcionado momentos de relaxamento e atividades físicas aos funcionários através do Pilates Laboral.
Trata-se de uma série de exercícios praticados em Estúdio com equipamentos e acessórios próprios para a técnica com o objetivo de proporcionar boas condições físicas e mentais à equipe. 
Pilates laboral é baseado em técnicas de  respiração,  alongamento, reeducação postural, controle e percepção corporal e compensação dos músculos, fortalecimento muscular e equilíbrio, além de proporcionar uma atividade física que pode ser leve ou de intensa carga aeróbica. 
O Pilates Laboral é novidade,  mas já conquistou diversas empresas com seus benefícios e estilo inovador de trabalhar com o ambiente laboral.
Para que possam conhecer um pouco mais, selecionei as nove principais vantagens de se praticar o metodo na empresa  e se exercitar no trabalho:
1. Prevenção de Doenças Laborais
O excesso de trabalho, a postura inadequada e repetições constantes do mesmo movimento acarretam patologias como as Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
A rotina de atividades físicas e alongamentos proporcionados pelo Pilates laboral, previnem a ocorrência de doenças relacionadas à rotina de trabalho.
2. Redução do Sedentarismo
Por se tratar de uma série de atividades que envolvem todo o corpo, a ginástica laboral proporciona a redução do sedentarismo. Além dele, é possível diminuir o estresse, depressão e a ansiedade causados pela rotina de trabalho e a necessidade de produtividade.
3. Melhora o Condicionamento Físico
Apesar de serem exercícios simples, a série é voltada para o alongamento do corpo, respiração e compensação muscular, de acordo com a atividade desenvolvida na empresa.
O Pilates laboral melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e restabelecimento da postura. Além disso, proporciona disposição e bem estar para a jornada de trabalho.
4. Reduz a Fadiga
A melhora do condicionamento físico traz como consequência a redução da fadiga e cansaço no final do expediente. As pausas ocorridas ao longo de um dia de trabalho também reduzem a fadiga visual gerada pelo uso constante de computadores e a fadiga mental.
5. Combate Tensões
O alongamento e o fortalecimento dos músculos proporcionam alívio para as tensões geradas no ambiente de trabalho. O comprometimento com o serviço prestado e a cobrança por resultados satisfatórios fazem com que o empregado se sinta mais responsável e sobrecarregado.
O Pilates laboral atua no alívio das dores musculares e proporciona um ambiente descontraído, desfazendo situações de estresse entre a equipe.
6. Melhora a Autoestima
Os exercícios proporcionam benefícios psicológicos como a melhoria da autoestima e autoimagem. A prática de atividades físicas, mesmo que somente no ambiente de trabalho, e a constatação dos seus resultados positivos interferem, diretamente, na manutenção da saúde e qualidade de vida.
7. Aumento da Produtividade
As pausas realizadas ao longo da jornada diária de trabalho proporcionam bem-estar e aumentam o foco do trabalhador. A partir destes benefícios, o funcionário se sente mais concentrado para desenvolver as atividades e comprometido com a produtividade.
8. Diminuição dos Afastamentos
O bom ambiente de trabalho e o aumento da atenção proporcionados através da ginástica laboral, reduzem o número de acidentes e afastamentos por problemas de saúde. A manutenção das pausas e dos exercícios físicos garante um menor custo ao empregador que não terá que arcar com os tributos financeiros gerados por acidentes ou afastamentos médicos.
9. Benefícios Fisiológicos
O Pilates laboral também é responsável por benefícios fisiológicos relacionados ao sistema cardíaco, respiratório e esquelético. Devido à baixa intensidade, a prática da ginástica não possui contraindicações e pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.
Gostou?  Então implante na sua empresa e sugira aos seus amigos! 

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário