domingo, 27 de maio de 2018

COMO A PRÁTICA DE PILATES CONTRIBUI PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

A população idosa cresce mundial e exponencialmente e estima-se que em 2025 o Brasil seja a 6ª pais com a maior população idosa no mundo. Diante desses dados é necessário desmistificar cada dia mais o processo de envelhecimento, pois apesar de inevitável não precisa ser algo ruim, que cause sofrimento. Muito pelo contrário,  mesmo com a perda de algumas capacidades funcionais do corpo, o processo de envelhecimento pode ser levado de maneira saudável física e mentalmente.
As atividades físicas estão no topo da lista de especialistas como a melhor opção para um envelhecimento saudável e entre as opções de atividades físicas, está o Pilates Geriátrico que reúne os benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar ao corpo em processo de envelhecimento.

O envelhecimento

O envelhecimento é um processo biológico natural a todos os seres vivos, um dia todos vão passar por esse processo progressivo que, nos seres humanos, ocasiona diversas alterações funcionais, psicológicas e biológicas e faz com que o indivíduo perca algumas capacidades físicas e habilidades psíquicas e isso pode afetar seu dia a dia.

As doenças oportunistas do envelhecimento

Doenças causadas pelo envelhecimento.
Doenças causadas pelo envelhecimento
Conforme envelhecemos, perdemos a capacidade de regeneração de tecidos e aumentados as chances de desenvolver algumas doenças, que além de debilitar o individuo pelos sintomas próprios, também causam perda da independência e autonomia tão necessária a população idosa. E com a perda das capacidades funcionais, atividades simples e de rotina como trocar de roupa,  tomar banho e preparar alimentos, tornam-se mais difíceis e desgastantes. 
A perda da massa muscular, presente no processo de envelhecimento, também contribui para a redução das capacidades funcionais afetando o equilíbrio, a coordenação e a reação aos reflexos do sistema nervoso central (SNC). Essas perdas também contribuem para o surgimento de outros problemas que também causam prejuízo a saúde do idoso como diminuição da capacidade pulmonar e circulatória, redução da coordenação motora, perda das amplitudes de movimento, flexibilidade, agilidade e percepção corporal.
Tantas mudanças e dificuldades podem gerar quadros de depressão e isolamento e a melhor forma de combater esses problemas é a prática de atividade física, principalmente em pequenos grupos onde possam ter acompanhamento profissional e socialização.

É possível envelhecer de forma saudável?

Sim. Apesar de ser um processo natural, o envelhecimento provoca uma série de reações que impactam nossa saúde, porem é possível envelhecer de forma ativa e saudável, mantendo a autonomia e independência
Isso é possível quando existe um programa de  atividades físicas inserido na rotina do idoso e a adoção de hábitos saudáveis. A atividade física aumenta a capacidade funcional corporal, tonifica os músculos, promovendo mais força e equilíbrio e quando realizada de forma regular ao longo da vida, ajuda também a manter as capacidades psíquicas, afastando problemas como depressão e ansiedade pois promove a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem estar.
As atividades físicas devem ser adequadas para cada individuo, com média intensidade, baixo impacto e longa duração, como por exemplo: Pilates, caminhadas, natação, hidroginástica, entre outras.
.  

Benefícios do Pilates para Idosos
O principal objetivo do Pilates é o equilíbrio entre a mente e o corpo, ou seja, a consciência corporal, fortalecimento muscular, alongamento e equilíbrio corporal. Alem de ser uma atividade de baixo impacto, pode ser adaptado a qualquer tipo de aluno e capacidade física. 

O método Pilates oferece benefícios como:

  • Redução de dores no corpo
  • Melhora do equilíbrio, propriocepção e reflexos
  • Melhora o condicionamento físico
  • Maior  consciência corporal e percepção dos movimentos
  • Corrige a postura e melhora da velocidade de andar
  • Trabalha todos os músculos e melhora a força muscular
  • Aumenta a força e flexibilidade muscular
  • Combate e alivia o estresse, depressão e melhora da autoestima
  • Mantém o peso corporal
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
  • Previne o aparecimento de lesões
Com o avanço da idade, diversas limitações vão surgindo e dificultando as atividades de vida diárias do idoso. 
A pratica de Pilates ajuda a manter as capacidade como levantar da cama, caminhar, descer escadas, abaixar mais fáceis, tranquilas e sem dor.

Procure um fisioterapeuta e faça uma avaliação para começar a praticar. 

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário