domingo, 9 de setembro de 2018

O MÉTODO PILATES AJUDA A MELHORAR O DESEMPENHO DE CORREDORES



A corrida é uma das atividades físicas mais conhecidas e praticadas no mundo inteiro. A praticidade faz com que o numero de praticantes de corrida aumente cada dia.
Mas não é todo mundo que pode colocar um tênis e sair correndo por ai, a pratica sem preparo físico pode gerar lesões e muito desconforto, e, é aí que o Pilates entra, pois o método é uma ótima opção para melhorar o condicionamento físico, aumentar o desempenho e evitar lesões.


Benefícios da Corrida

A redução dos fatores de risco para doenças como câncer, diabetes, infarto, pressão alta, dentre outras são apenas alguns dos benefícios da corrida. Correr reduz a gordura corporal, aumenta o metabolismo e o gasto calórico, ajudando na perda de peso. A pratica ainda melhora os níveis de colesterol, reduz a pressão sanguínea e melhora a capacidade cardiovascular e respiratória pois fortalece os músculos do core e promove uma melhor oxigenação dos brônquios.

O Impacto da corrida no corpo

Apesar de tantos benefícios, a prática da corrida envolve alguns riscos e afeta principalmente atletas de alto rendimento e praticantes despreparados. Os movimentos repetitivos da corrida causam forte impacto nos músculos e articulações e podem causar lesões se forem realizados de forma errada. 

Conheça as principais lesões causadas pela prática incorreta e sobrecarga no exercício.


  • Tendinopatia dos tendões do pé e tornozelo: Lesão causada por sobrecarga ou esforço repetitivo, afeta um ou mais tendões levando a dor e inflamações.
  • Tendinite no tendão Aquileu: Lesão causada por esforço repetitivo.
  • Tendinite patelar: Associada principalmente pelo excesso de exercício e falta de alongamento.
  • Dor no quadril: O quadril também sofre com as sobrecargas dos treinamentos intensos.
  • Inflamação na canela: Muito comum entre praticantes de corrida, a Síndrome da Tensão Tibial Medial, popularmente conhecida por canelite provoca dor intensa não permitindo o apoio e a descarga no membro afetado.
  • Fascite Plantar: Localizada na região da sola do pé, a fáscia tem a função de unir o calcanhar aos dedos do pé e proteger os ossos do pé. O uso de sapatos inadequados, desgastados e/ou com pouco amortecimento, pés chatos, pisada inadequada,  dentre outros fatores podem estressar e provocar inflamação  na fáscia plantar.
  • Fratura por estresse: A corrida causa grande estresse aos pés, tíbia e fêmur e, unida ao esforço excessivo, rigidez nos tendões e uma pisada irregular pode ocasionar desgaste ósseo e consequentemente fratura.
  • Distensão muscular: É o rompimento das fibras musculares, uma lesão muito comum entre atletas, principalmente corredores. Pode ser evitada mantendo os músculos fortes e flexíveis. 
  • Câimbra muscular: Os espasmos (contrações involuntárias) de um músculo, mais conhecidos como câimbras, geram muita dor e limitações e são muito comum em corredores.

Então qual o benefício do Pilates para corredores?

As causas de lesões entre corredores e outros atletas muitas vezes é a falta de condicionamento e adaptação musculotendinosa, ou seja, déficit de força e flexibilidade muscular e tendinosa.
O Pilates através dos seus princípios de controle (muscular e tendinoso), concentração, respiração, precisão e fluidez de movimento ajuda a melhorar o desempenho e, a prática regular pode ser uma grande aliada no tratamento e prevenção de lesões, podendo ser praticado em paralelo com outras atividades. 

Conheça alguns dos benefícios da pratica regular do Pilates

  • Fortalecimento e reequilíbrio muscular: Essencial para que o corpo torne-se mais resistentes aos esforços exigidos por provas e/ou competições.
  • Melhora da postura e concentração: A postura e a concentração estão diretamente relacionados a performance esportiva, pois a postura correta e a capacidade de concentração no exercício reduzem o gasto energético. 
  • Melhora a coordenação com a consciência corporal: Ajuda a reduzir o gasto energético com o controle da respiração e aumentar a performance muscular com o acionamento correto dos músculos.
  • Reduz a sobrecarga na coluna vertebral: Previne lesões e compensações musculoesqueléticas. 
  • Melhora a respiração, o que aumenta a capacidade e controle respiratório: A capacidade respiratória é diretamente proporcional ao rendimento do atleta, princialmente nas corridas, onde a capacidade cardiopulmonar é amplamente exigida.
  • Melhora no equilíbrio: O equilíbrio muscular e articular previne lesões e melhora a performance.
  • Melhora a mobilidade articular: O Método Pilates prepara o corpo do atleta para responder melhor aos movimentos.
Gosta de se exercitar e quer melhorar seu desempenho? Comece a praticar Pilates juntamente com sua atividade favorita e comprove a melhora nas técnicas esportivas, redução nos tempos de prova através de um movimento mais eficiente e sem dor.

Dra. Luciana Passos 
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário