sábado, 3 de novembro de 2018

PILATES EMAGRECE? VAMOS TIRAR ESSA DÚVIDA?


Chegando o verão né? E muitas pessoas me perguntam se Pilates emagrece. Então fiz esse texto pra ajudar a vocês escolherem essa atividade como sua aliada neste verão.


Então vamos lá...

Como toda a atividade física, o Pilates também auxilia na perda de peso, porém, não deve ser o único abjetivo do treino.
Explicando... O objetivo do Pilates é fornecer o controle consciente de todos os movimentos e contemplar o individuo como um todo, ou seja, corpo e mente. Foi criado para ajudar no tratamento de diversas patologias, desenvolver o equilíbrio das forças do corpo.
Assim o Pilates oferece diversos benefícios aos praticantes, e um deles, é o emagrecimento, apesar de não ser esse o objetivo principal do método, ele pode ser adaptado as necessidades de cada praticante. sendo assim o treino com o Pilates pode estar focado na reabilitação de hérnia de disco, num pós operatório de joelho, na prevenção de lesões em atletas ou então pode ser um treino focado em desenvolver um melhor contorno corporal, promovendo a troca de massa gorda em massa magra, definindo músculos, reduzindo a gordura corporal.


Como emagrecer com Pilates?

Executar um treino de Pilates com a finalidade de melhorar o contorno corporal, pode ser muito benéfica e ter grandes resultados ao longo do tempo.
O treino com Pilates não é nenhum substituto da academia como muitos pensam, os exercícios de Pilates tem o objetivo de fortalecer a musculatura do abdome, estabilizar as articulações e reeducar o movimento e apesar de parecer simples movimentos, eles são capazes de trabalhar o alongamento  o fortalecimento do corpo todo.
A boa noticia para quem esta querendo perder uns quilinhos é que o método estimula também o metabolismo e equilibra todo o funcionamento do organismo, além disso os movimentos do Pilates aumentam o gasto calórico, ou seja, bye bye gordurinhas!
Então anime-se pois estudos comprovaram que a prática de Pilates pelo menos 3x na semana ajudam na substituição da gordura por músculos, principalmente na região do abdômen, glúteos e quadris e em uma aula de Pilates com foco em perda de peso, com duração média de 1h é possível gastar cerca de 400-500 calorias.
Para potencializar os efeitos do seu treino, alie uma alimentação saudável e boas noites de sono, isso ajuda a ter resultados ainda melhores.

Pilates X Musculação

Sempre me perguntam se é melhor trocar a musculação pelo Pilates, se é mais eficiente e qual dos dois fazer?
Diante dessas perguntas, deve se observar que tanto o Pilates como a musculação são atividades que mexem com  corpo e promovem o treinamento muscular, sendo os dois eficazes no emagrecimento, sendo atividades complementares e não substitutas. A grande diferença entre Pilates e musculação são os abjetivos: Enquanto
a musculação trabalha grupos musculares com o objetivo de aumentar a força e tem resultados rápidos no aumento de massa muscular, o Pilates tem o objetivo de proporcionar controle e o reequilíbrio muscular, melhora da postura e fortalecimento de do corpo todo e, ao contrário da musculação não busca hipertrofia muscular. Sendo assim, é indicado que a musculação e o Pilates sejam aliados na perda e manutenção do peso.
Então podemos dizer que o Pilates emagrece sim e para que os resultados sejam rápidos e duradouros é indicado que sejam aliados uma alimentação saudável e bons hábitos de vida.

Pratique Pilates e desfrute dos benefícios oferecidos para todo o corpo.


Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário