domingo, 20 de janeiro de 2019

PILATES AJUDA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS CÃIMBRAS

Aquela dor angustiante na perna, pé, braço ou qualquer outra parte do corpo que começa quando você está dormindo ou fazendo alguma atividade, acorda você, te faz interromper o que está fazendo por ser incapacitante, você já sentiu?
Estou falando das câimbras, um quadro doloroso e que é amais comum do que se imagina.
Cãibras são contrações musculares involuntárias que podem ser muito dolorosas.
Elas surgem por diversos motivos,  podendo acontecer durante uma atividade física ou em repouso, como por exemplo no meio da noite durante o sono. Qualquer músculo está suscetível à cãibra, entre os mais comuns estão a panturrilha (batata da perna), pés, mãos, músculos da coxa, pescoço e abdômen. A causa da câimbra é muito difícil de ser determinada, porem existem fatores que podem desencadear as câimbras, sendo eles: Uso excessivo de algum músculo, desidratação, tensão muscular, ficar na mesma posição durante muito tempo, sedentarismo, fratura óssea, alterações metabólicas (diabetes, hipotireoidismo e hipoglicemia), doenças neurológicas, anemia, deficiência de algumas vitaminas (B1, B5 e B6), hemodiálise, alterações estruturais, desvios posturais. Também existem fatores que podem agravar e tornar as câimbras mais fortes e dolorosas, entre eles estão: idade avançada, ingestão excessiva de álcoolgestação, desidratação, doenças metabólicas.

Mas o que fazer quando a câimbra aparece?

Quando as cãibras acontece, a primeira coisa que você tem que fazer é tentar reverter a o sofrimento do músculo mobilizando o local, alongando e massageando o local dolorido. Coloque compressas quentes para ajudar a musculatura a relaxar e massageie com cremes a base de canfora, arnica e/ou mentol, isso ajuda o músculo a relaxar.
Para evitar as câimbras hidrate-se e tenha bons hábitos como fazer alongamentos diariamente, principalmente antes e após as atividades físicas e antes de dormir, pratique uma atividade física (sedentários tem maiores probabilidade de terem câimbras).
Mantenha-se sempre hidratado, evite bebidas alcoólicas e cafeinadas pois favorecem a desidratação que ajudam a formação das câimbras. Tenha uma alimentação saudável e inclua alimentos ricos em nutrientes que ajudam no combate as câimbras. 
Pilates é uma excelente alternativa de execícios pois une alongamento e fortalecimento muscular num único exercício, alem de ter baixo impacto (não força a musculatura afetada pela câimbra) e treinamento de força progressivo (deixando o músculo forte, prevenindo as câimbras). No entanto é bom saber que nenhum resultado aparece do dia para noite e que somente os cuidados progressivos e contínuos trazem os resultados desejados e duradouros.
Concluindo... para evitar e combater as câimbras, mantenha uma dieta balanceada em sais e minerais essenciais para a saúde do corpo, consuma alimentos ricos em potássio, porem sem exageros, beba muita água, principalmente antes e apos os exercícios físicos, faça sempre alongamentos, principalmente antes e depois de se exercitar, jamais se exercite em jejum (coma pelo menos 30 min antes das atividades físicas), não exagere na intensidade do exercícios, tampouco nas cargas (pesos), repouse apos os exercícios e nunca desanime!
Dra. Luciana Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário