quinta-feira, 18 de junho de 2020

RESPIRAR FUNDO PODE MELHORAR A SUA POSTURA



Os respiradores orais ou bucais (que respiram pela boca) podem ser mais comuns do que se imagina. A síndrome pode ocorrer desde a infância e por diversos motivos, seja por obstrução nasal, má oclusão dentária, disfunções da Articulação Temporo Mandibular (ATM)  e/ou hábitos para-funcionais em especial a má postura.
Independente do motivo a Síndrome do Respirador Oral (SRO) pode causar muitos distúrbios na postura, pois causa alterações importantes na dinâmica corporal.
Apesar de muito comum na infância, a SRO pode se apresentar também na fase adulta.
Segundo estudos, as alterações posturais desencadeadas pela respiração bucal ocorrem pelo fato de que o corpo humano se adapta para facilitar a passagem de ar das vias aéreas superiores para as vias aéreas inferiores promovendo a anteriorização e a extensão da cabeça e a sinergia muscular se encarrega do resto.
Os músculos trabalham em conjunto e organizados em cadeias e por isso quando a posição da cabeça muda, o centro da gravidade muda, e com ele toda mecânica corporal.


Dentre as alterações posturais e distúrbios osteomusculares que podem ser desencadeadas pela respiração bucal estão:

- Anteriorização e extensão da cabeça 
- Protrusão da mandíbula  
- Anteriorização dos ombros
- Aumento da curvatura lordótica lombar (hiperlordose)
- Aparecimento da lordose cervical
- Anteroversão pélvica
- Abdomen protuso
- Joelhos Valgos
- Pés planos
- Deficiência no equilíbrio
- Ventilação pulmonar prejudicada
- Redução da capacidade física e resistência ao exercício

A ação sinérgica dos músculos geram o que chamamos de efeito dominó em toda musculatura. A respiração pela boca  exige que aconteça uma anteriorização e extensão da cabeça para que o ar circule melhor nas vias aéreas. Para compensar essa mudança postural, a mandíbula desloca para frente gerando o aumento da lordose cervical e a anteriorização dos ombros. Com essas mudanças o centro de gravidade também é alterado e para compensar essas alterações surge o aumento da lordose lombar e a anterversão pélvica que, aliados a ineficiência dos músculos respiratórios e deglutição de ar promovem a flacidez e protrusão abdominal. Com isso a ventilação pulmonar fica prejudicada e a capacidade física afetada, podendo reduzir disposição física no dia a dia e durante as atividade físicas.

Mas calma que nem tudo está perdido!!!

É possível tratar e reduzir os impactos da respiração bucal, prevenindo as alterações posturais prejudiciais.
a pratica de exercícios que preconizam a organização muscular e postural, treino de equilíbrio, alongamentos, fisioterapia e Pilates são excelentes aliados na busca pelo equilíbrio muscular, postural e respiratório. 

Converse com seu fisioterapeuta e faça uma avaliação.

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta






Nenhum comentário:

Postar um comentário