quarta-feira, 17 de março de 2021

HOME OFFICE - MOCINHO OU VILÃO?

O HOME OFFICE VIROU UMA REALIDADE, E AGORA?

Você esta preparado para trabalhar, estudar, e fazer tudo que antes era feito no escritório, na faculdade, na empresa, agora em sua casa?

Cada vez mais percebemos queixas de aumento das dores com a chegada desse tal de home office, por isso vamos avaliar essas queixas com cuidado e atenção e admitir que... SIM! Em alguns casos, o mocinho vira o vilão da história!!!

E você sabe o que transforma esse mocinho em vilão? 

MUDANÇAS NA ROTINA
O que antes era mesa do café da manhã, almoço, janta... momentos de reunir a família, agora virou escritório, escola, faculdade, linha de produção!
Momentos de concentração e silêncio tão característicos de locais de trabalho agora se misturam aos sons das crianças correndo pela casa, dos cães latindo, campainha tocando no vizinho, carteiro, caminhão do lixo, aspirador.... ufa! Que cansativo não?

Somada isso tem sua mesa de trabalho improvisada, tem a cadeira improvisada, onde você precisa se sentar de ladinho e ficar todo torto pra conseguir usar o notebook, para usar a impressora você precisa se contorcer ou se abaixar para alcançar, ou seja, ergonomia zero, conforto quase nenhum, organização, logística e método inexistentes.

Além disso, ainda tem o tempo em frente as telas que aumentou significativamente com as reuniões/conferências on-line, chats e outros mais que exigem que você permaneça mais tempo em uma posição sentada, com a cabeça inclinada e braços e pernas mal posicionados, fazendo com que aumente a pressão na coluna cervical, torácica e lombar. E, como se não bastasse tudo isso que já citamos, tem também o estresse!! Campeão isolado nas causas de tensões que causam sobrecargas e dores musculares.

E como fazer para prevenir e aliviar esses e outros problemas que causam dores no corpo, principalmente na coluna vertebral?

Trabalha sentado? Se você esta em home office e geralmente trabalha sentado por longos períodos é importante fazer pausas ao longo do dia. Para cada uma hora trabalhada, faça 1 minuto de alongamento, levante-se! Vá ao banheiro, pegue uma água, um café, circule!!

Exercite-se! O exercício físico previne e evita problemas que causam as dores musculares. Procure ajuda de um profissional que vai adequar a sua rotina de exercícios de acordo com o que você precisa. Lembre-se: Não é receita de bolo e você não é igual a todo mundo! Um bom programa de exercícios é aquele que leva em consideração o que você precisa e o que você pode fazer. Por isso, escolha bem o profissional que vai lhe orientar.

Alongue-se! Os alongamentos evitam que os músculos e articulações fiquem tensos, promovendo relaxamento e bem estar!

Beneficie-se com a Fisioterapia: A fisioterapia, através de exercícios leves e suaves, técnicas de analgesia e relaxamento contribui e muito para o seu bem estar físico.

Aproveite os benefícios das Terapias Manuais: As massagens terapêuticas, liberações miofasciais e drenagens ajudam muito a recuperar e tratar dores musculares, aproveite sempre que possível para marcar uma hora com um profissional qualificado.

Cuide da sua saúde emocional: Sente-se muito triste, desanimado, com muito medo? Procure ajuda especializada!! Algumas fobias e quadros depressivos são desencadeados em momentos de tensão e tornam-se muito difíceis de serem superados no futuro.



Quer saber mais? Agende uma consulta com seu profissional de confiança.

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário