sábado, 1 de maio de 2021

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA REABILITAÇÃO DO PACIENTE PÓS COVID-19

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA REABILITAÇÃO DO PACIENTE PÓS COVID-19

As sequelas do paciente pós COVID-19 estão associadas a doença viral em si, como também devido a síndrome do imobilismo e as (PICS) Post Intensive Care Syndrome - Síndrome Pós Cuidados Intensivos.
A redução da capacidade pulmonar, dores musculares e articulares, alterações neurológicas como perda de equilíbrio e sensibilidade, fraqueza muscular generalizada com sensação de fadiga tem sido observada mesmo em pacientes que não evoluíram para quadros críticos, evidenciando a necessidade de acompanhamento fisioterapêutico.
Nos casos mais graves é possível que hajam sequelas permanentes, como a fibrose pulmonar uma doença crônica caracterizada por cicatrizes no tecido pulmonar.
O tratamento deverá ser iniciado após o fisioterapeuta realizar uma avaliação completa e elaborar um plano de tratamento individualizado e progressivo, com um olhar sobre a recuperação da funcionalidade do paciente, podendo sempre ser feita de forma remota ou não, e sempre visando a recuperação da aptidão física, a melhora da falta de ar e da fraqueza muscular, o reestabelecimento da massa muscular, incluindo os músculos respiratórios.

✅ Precisa de tratamento? Procure um fisioterapeuta capacitado para o tratamento.

👍Achou essa postagem interessante? Compartilhe em seus amigos e ajude essa informação chegar a mais pessoas.

🦠Você já teve COVID-19? Compartilhe sua experiência nos comentários, diga como você está e o que continua sentindo.


Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário