sábado, 1 de maio de 2021

FISIOTERAPIA DE CHEIROS AJUDA A RECUPERAR O OLFATO PERDIDO APÓS INFECÇÃO PELA COVID19

A perda da capacidade de sentir cheiro ou olfato, é um dos principais sintomas da Covid-19. Há vários graus para essa perda e ela pode ocorrer em qualquer fase da doença ou até não aparecer.

Em muitos casos a perda do cheiro vem associada a perda do sabor (ou paladar). O que a ciência percebeu recentemente é que, em muitos casos, a perda de olfato pode durar meses, mesmo após a pessoa ter se curado da Covid-19.

O que ajuda a combater essa sequela é um tratamento baseado em uma série de exercícios, conhecida popularmente como "Terapia do Cheiro"

Perder o olfato pode afetar a qualidade de vida, e leva, em alguns casos, a isolamento e até problemas emocionais como a depressão.


Há vários tipos de perda de olfato:

Anosmia: é uma ausência completa do olfato;

Hiposmia: é um olfato reduzido;

Parosmia: é um olfato distorcido, ou seja, sente um cheiro “bom”, mas, o cérebro interpreta como “ruim” ou vice versa;

Fantosmia: é quando você sente cheiros que não existem.


A perda do cheiro também pode afetar a sensação do sabor ou paladar. Muitas pessoas confundem a perda do olfato com a perda do paladar (ageusia). No caso da Covid-19 a perda do paladar é o que chama atenção para a perda do olfato na maioria das vezes.

Além da Covid-19 há outras causas de perda de olfato que devem ser investigadas. São elas:

Gripes e Resfriados: Outros vírus podem afetar o nervo olfatório. Isso não é exclusivo do Coronavírus!

Trauma: Uma batida na cabeça ou nariz pode causar perda de olfato.

Doenças neurológicas: Parkinson, Demência, Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem ter redução ou perda do olfato. Nestes casos o treinamento traz bons resultados tanto para o cheiro quanto a memória.

Doenças nasais: sinusites e rinites crônicas afetam a percepção de cheiro.

O treinamento do olfato consiste em estimular o nervo olfatório e as conexões cerebrais com aromas específicos e assim ajudar na sua recuperação.


Como fazer o treinamento do cheiro (olfativo)?

São utilizadas fragrâncias específicas de óleos essenciais para estímulo do olfato. Os aromas sugeridos são: rosa, eucalipto, limão e cravo. Cada essência deve ser inalada por 10 segundos com intervalo de 15 segundos entre cada uma. O treinamento deve ser feito 2 x ao dia durante 24 meses para que haja tempo de recuperação da sensação do cheiro e da comunicação com o cérebro. Também podem ser usadas fragrâncias “domésticas” o que torna a realização do treinamento mais fácil. Podem ser usados os aromas de café, cravo, mentol, baunilha, menta (pasta de dente), vinagre, tangerina (suco).

O modo de uso das “fragrâncias domésticas é o mesmo das essências em frequência e tempo. Deve-se ter cuidado apenas em escolher aromas que não causem irritação no nariz para evitar o desenvolvimento de rinite.

Mesmo que a pessoa não sinta o cheiro de nada nos primeiros dias é importante fazer o treinamento. Isso porque um nervo danificado tem uma boa chance de se reparar e o treinamento é a maneira de ajudar isso a acontecer mais rápido.

Um estudo brasileiro mostra que a maioria dos casos melhora e que apenas 5% dos casos não apresenta melhora alguma. De qualquer forma, o tratamento precoce ajuda essa recuperação e deve ser feito com orientação profissional.




Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário